O cinema à luz das teorias da complexidade de Edgar Morin:

uma reflexão produtiva para o momento atual

Autores

  • Marcos Kahtalian Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
  • Leda Tenório da Motta Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-5930.2020v13n2.55890

Palavras-chave:

Cinema, Teoria da complexidade, Edgar Morin

Resumo

O propósito deste artigo é evidenciar as relações produtivas entre as teorias da complexidade de Edgar Morin (1996) e o cinema, entendido a partir dessa moldura como arte complexa, prenunciadora de seu pensamento posterior. Joga-se aqui com a hipótese de que o entendimento do cinema como arte complexa pode ser relevante para a recente discussão sobre as diversas modalidades da visualização do filme, com o declínio percebido das salas de cinema como ponto de recepção do filme. Teoricamente serão mobilizados não apenas os aportes das teorias da complexidade e das redes culturais, mas também as contribuições específicas das teorias da forma cinematográfica e do cinema como prática social, também a partir de Morin (2014) e da discussão mais recente referente à ontologia do cinema, como se pode ver em Jacques Aumont (2012), entre outros autores.

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Biografia do Autor

Marcos Kahtalian, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Doutorando em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Mestre em Multimeios pela UNICAMP (2001). Graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense (1992). Tem experiência na área de Comunicação, Audiovisual e Administração e Pesquisa.

Leda Tenório da Motta, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Professora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da PUC/SP e membro da Rede Internacional de Pesquisadores Roland Barthes. Como pesquisadora do CNPq 1, desenvolve atualmente a pesquisa intitulada “Palavra, imagem e testemunho. Investigação sobre uma nova política do olhar”.  

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Publicado

2020-12-17

Como Citar

KAHTALIAN, M.; TENÓRIO DA MOTTA, L. O cinema à luz das teorias da complexidade de Edgar Morin:: uma reflexão produtiva para o momento atual. Culturas Midiáticas, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 22–38, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.1983-5930.2020v13n2.55890. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/cm/article/view/55890. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Comunicação Audiovisual e Impressa