Desafio de Crítica da Mídia
formação de estudantes do ensino médio público para competência midiática
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2763-9398.2022v17n.63870Palavras-chave:
Produtos Midiáticos, Extensão Universitária, Análise Crítica, Competência Midiática, Ensino Médio.Resumo
Neste artigo, refletimos sobre o Desafio de Crítica da Mídia, atividade de extensão, como proposta de formação para competência midiática de estudantes do ensino médio público. À vista disso, o principal objetivo é problematizar as percepções de participantes do Desafio de Crítica de Mídia em relação às suas competências midiáticas. Para isso, além de empreendermos levantamento bibliográfico, realizamos pesquisa empírica, por meio de entrevistas com oito participantes. Para análise dos dados coletados, nos inspiramos nas dimensões e indicadores da competência midiática (FERRÉS; PISCITELLI, 2015). Como principais resultados, entendemos que os participantes do Desafio percebem que desenvolveram diferentes competências midiáticas, o que contribui para o uso e apropriação das mídias de forma crítica, em especial no combate à desinformação, ao mesmo tempo que incentiva a cidadania participativa.
Downloads
Referências
BRAGA, José Luiz. Instituições e midiatização: um olhar comunicacional. In: FERREIRA, J. et al. (Orgs). Entre o que se diz e o que se pensa: onde está a midiatização? Santa Maria: FACOS-UFMS, 2018.
DELGADO-PONCE, Àgueda; PÉREZ-RODRIGUEZ, M. Amor. La competencia mediática. In: GARCÍA-RUIZ, Rosa; PÉREZ-RODRIGUEZ, M. Amor; TORRES, Ángel. (org.). Educar para los nuevos medios: claves para el desarollo de la competencia mediática en el entorno digital. Quito: Abya-Yala, 2018.
FERRÉS, Joan; PISCITELLI, Alejandro. Competência midiática: proposta articulada de dimensões e indicadores. In: Lumina, Juiz de Fora, v. 9, n. 1, p. 1-16, 2015.
HERRERO-CURIEL, Eva; LA-ROSA, Leonardo. Los estudiantes de secundaria y la alfabetización mediática en la era de la desinformación. In: Revista Comunicar, Huelva, n. 73, p. 95-106, 2022.
ROSA, Ana Paula da. Imagens em espiral: da circulação à aderência da sombra. In: Matrizes, São Paulo, v. 12, n. 2, p.155-177, 2019.
THOMPSON, J.B. A interação mediada na era digital. In: Matrizes, v. 12, n. 3, p. 17-44, 2018.
VERÓN, Eliseo. Teoria da midiatização: uma perspectiva semioantropológica e algumas de suas consequências. In: Matrizes, São Paulo, v. 8, n. 1, p. 13-19, 2014.
WARDLE, Claire; DERAKHSHAN, Hossein. Information disorder: toward an interdisciplinary framework for research and policy making. Report. Strasbourg: Council of Europe, 2017.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Sérgio Gabriel Fajardo, Rudimar Baldissera , Bruno Vinhola, Amanda Braga Silveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A submissão de originais para Revista Culturas Midiáticas implica na transferência, pelos autores (as), dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor (a), com direitos da Revista Culturas Midiáticas sobre a primeira publicação. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).