Desafio de Crítica da Mídia

formação de estudantes do ensino médio público para competência midiática

Autores

  • Sérgio Gabriel Fajardo Universidade Federal do Rio Grande do Sul https://orcid.org/0000-0002-9430-9863
  • Rudimar Baldissera UFRGS
  • Bruno Vinhola
  • Amanda Braga Silveira UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2763-9398.2022v17n.63870

Palavras-chave:

Produtos Midiáticos, Extensão Universitária, Análise Crítica, Competência Midiática, Ensino Médio.

Resumo

Neste artigo, refletimos sobre o Desafio de Crítica da Mídia, atividade de extensão, como proposta de formação para competência midiática de estudantes do ensino médio público. À vista disso, o principal objetivo é problematizar as percepções de participantes do Desafio de Crítica de Mídia em relação às suas competências midiáticas. Para isso, além de empreendermos levantamento bibliográfico, realizamos pesquisa empírica, por meio de entrevistas com oito participantes. Para análise dos dados coletados, nos inspiramos nas dimensões e indicadores da competência midiática (FERRÉS; PISCITELLI, 2015). Como principais resultados, entendemos que os participantes do Desafio percebem que desenvolveram diferentes competências midiáticas, o que contribui para o uso e apropriação das mídias de forma crítica, em especial no combate à desinformação, ao mesmo tempo que incentiva a cidadania participativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sérgio Gabriel Fajardo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando em Comunicação (UFRGS). Mestre em Comunicação (UFRGS). Relações-Públicas (FEEVALE). Pesquisador membro do Grupo de Pesquisa em Comunicação Organizacional, Cultura e Relações de Poder (GCCOP/UFRGS). E-mail: sfajardopoa@hotmail.com.

Referências

BRAGA, José Luiz. Instituições e midiatização: um olhar comunicacional. In: FERREIRA, J. et al. (Orgs). Entre o que se diz e o que se pensa: onde está a midiatização? Santa Maria: FACOS-UFMS, 2018.

DELGADO-PONCE, Àgueda; PÉREZ-RODRIGUEZ, M. Amor. La competencia mediática. In: GARCÍA-RUIZ, Rosa; PÉREZ-RODRIGUEZ, M. Amor; TORRES, Ángel. (org.). Educar para los nuevos medios: claves para el desarollo de la competencia mediática en el entorno digital. Quito: Abya-Yala, 2018.

FERRÉS, Joan; PISCITELLI, Alejandro. Competência midiática: proposta articulada de dimensões e indicadores. In: Lumina, Juiz de Fora, v. 9, n. 1, p. 1-16, 2015.

HERRERO-CURIEL, Eva; LA-ROSA, Leonardo. Los estudiantes de secundaria y la alfabetización mediática en la era de la desinformación. In: Revista Comunicar, Huelva, n. 73, p. 95-106, 2022.

ROSA, Ana Paula da. Imagens em espiral: da circulação à aderência da sombra. In: Matrizes, São Paulo, v. 12, n. 2, p.155-177, 2019.

THOMPSON, J.B. A interação mediada na era digital. In: Matrizes, v. 12, n. 3, p. 17-44, 2018.

VERÓN, Eliseo. Teoria da midiatização: uma perspectiva semioantropológica e algumas de suas consequências. In: Matrizes, São Paulo, v. 8, n. 1, p. 13-19, 2014.

WARDLE, Claire; DERAKHSHAN, Hossein. Information disorder: toward an interdisciplinary framework for research and policy making. Report. Strasbourg: Council of Europe, 2017.

Downloads

Publicado

2022-12-23

Como Citar

FAJARDO, S. G.; BALDISSERA , R. .; VINHOLA, B. .; BRAGA SILVEIRA, A. Desafio de Crítica da Mídia: formação de estudantes do ensino médio público para competência midiática. Culturas Midiáticas, [S. l.], v. 17, p. 21, 2022. DOI: 10.22478/ufpb.2763-9398.2022v17n.63870. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/cm/article/view/63870. Acesso em: 28 mar. 2024.