Curadoria em newsletters jornalísticas frente ao caos informativo
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2763-9398.2022v17n.64028Palavras-chave:
Desinformação, Crise, MediaçãoResumo
O artigo propõe uma discussão sobre a contribuição das newsletters jornalísticas produzidas a partir de curadoria, tendo em vista o cenário de caos informativo gerado pelo ambiente digital: desinformação, informações incorretas e má-informação em fluxo contínuo e excessivo de conteúdos. Ante a crise que afeta o seu protagonismo na esfera pública, propõe-se ao jornalismo o exercício de uma mediação qualificada entre a realidade caótica dos acontecimentos e a sociedade, de modo a superá-la por uma postura mais reflexiva e menos instintiva (marca das primeiras reações do campo). Postula-se, pois, que as newsletters são uma das práticas onde tal perspectiva pode se materializar por permitir organização e proximidade com o público. Sozinhas, no entanto, não são capazes de dar conta do que se impõe, necessitando que as fontes de onde os conteúdos provêm também exerçam uma mediação qualificada para que o caos seja efetivamente enfrentado.
Downloads
Referências
ABREU, Júlia Ozorio de; OLIVEIRA, Felipe Moura de; STEFENON, Eduarda. Crise do jornalismo: enfrentamento e novas iniciativas. In: ENCONTRO NACIONAL DE JOVENS PESQUISADORES EM JORNALISMO, 2020, virtual. Anais do JPJor [...]. [S. l.: s.n.], 2020. Disponível em: https://bit.ly/3bXwp9y. Acesso em: 7 jul. 2022.
ALLCOTT, Hunt; GENTZKOW, Matthew. Social Media and Fake News in the 2016 Election. Journal of Economic Perspectives, [s. l.], v. 31, n. 2, pp. 211-236, 2017. Disponível em: https://stanford.io/3dqswdv. Acesso em: 7 jul. 2022.
BOREL, Brooke. Fact-Checking Won’t Save Us From Fake News. FiveThirtyEight, [S. l.], 4 jan. 2017. Features. Disponível em: https://53eig.ht/3pDCn2J. Acesso em: 7 jul. 2022.
BRUNS, Axel. Gatekeeping, gatewatching, realimentação em tempo real: novos desafios para o jornalismo. Brazilian Journalism Research, [s. l.], v. 11, n. 2, pp. 224-247, 2014.
CARR, David. For Email Newsletters, a Death Greatly Exaggerated. The New York Times, [S. l.], online, 29 jun. 2014. Disponível em: https://nyti.ms/3pj4K5M. Acesso em: 7 jul. 2022.
CASTILHO, Carlos A. V.; COELHO, Christianne C. S. Reinish. Curadoria de notícias e jornalismo na produção de conhecimento. Estudos em Jornalismo e Mídia, [s. l.], v. 11, n. 1, pp. 305-313, 2014. Disponível em: https://bit.ly/2MKKqXt. Acesso em: 7 jul. 2022.
CHRISTOFOLETTI, Rogério. A crise do jornalismo tem solução? Edição Kindle. Barueri: Estação das Letras e Cores, 2019.
COSTA, Andriolli de Brites da. Não há fatos contra argumentos. A falha da atestação da Verdade como validador do Jornalismo. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM JORNALISMO, 2019, Goiás. Anais da SBPJor [...]. [S. l.: s. n.], 2019. Disponível em: https://bit.ly/3zZr9dj. Acesso em: 7 jul. 2022.
DERAKHSHAN, Hossein; WARDLE, Claire. Information Disorder: Toward an interdisciplinary framework for research and policy making. Estrasburgo: Council of Europe, 2017.
DERAKHSHAN, Hossein; WARDLE, Claire. Reflexão sobre a "desordem da informação": Formatos da informação incorreta, desinformação e má-informação. In: IRETON, Cherilyn; POSETTI, Julie (ed.). Jornalismo, Fake News & Desinformação: Manual para Educação e Treinamento em Jornalismo. [S. l.: s. n.], 2019. Disponível em: https://bit.ly/3JZ6v1B. Acesso em: 7 jul. 2022.
DUTRA, Vinicius Rodrigues da Rosa. O assunto hoje é: a crise do Jornalismo. Podcast jornalístico e mediação qualificada como estratégia de enfrentamento. Monografia (Bacharelado em Jornalismo) - Curso de Jornalismo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2020. Disponível em: https://bit.ly/3Ao8nhg. Acesso em: 29 jul. 2022.
FRANCISCATO, Carlos Eduardo. A fabricação do presente: como o jornalismo reformulou a experiência do tempo nas sociedades ocidentais. São Cristóvão: UFS/Fundação Oviedo Teixeira, 2005.
GARCIA, Isadora Smaniotto. A curadoria jornalística via whatsapp como forma de enfrentamento ao caos informativo: uma análise do projeto Zap Matinal. Monografia (Bacharelado em Jornalismo) - Curso de Jornalismo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2021. Disponível em: https://bit.ly/3zZsIIe. Acesso em: 7 jul. 2022.
GARCIA, Isadora Smaniotto; OLIVEIRA, Felipe Moura de; PASTL, Carolina Monego Lins. Para a crise do jornalismo, "jornalismo de soluções"? Apontamentos a partir da experiência do Grupo RBS. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM JORNALISMO, 2021, virtual. Anais da SBPJor [...]. [S. l.: s. n.], 2021.
HABERMAS, Jürgen. Mudança estrutural da esfera pública: investigações quanto a uma categoria da sociedade burguesa. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2003.
HALPERN, Daniel; MONTERO-LIBERONA, Claudia. Factores que influyen en compartir noticias falsas de salud online. El profesional de la información, [s. l.], v. 28, n. 3, pp. 1-9, 2019. Disponível em: https://bit.ly/3bYzO7Z. Acesso em: 7 jul. 2022.
HAUSER, Vanessa. A práxis das redações em contexto de crise: Continuidades e rupturas no jornalismo. 2017. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) - Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2017.
HENN, Ronaldo; OLIVEIRA, Felipe Moura de; OSÓRIO, Moreno Cruz. Agir cartográfico: proposta teórico-metodológica para compreensão e exercício do jornalismo em rede. In: ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2019, Porto Alegre. Anais da Compós [...]. [S.l.: s. n.], 2019.
KALSING, Janaína; NICKEL, Barbara; OLIVEIRA, Felipe Moura de. A notícia contada, explicada e conversada: colaboração e mediação no jornalismo praticado em podcast no Brasil. Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos, [s. l.], v. 22, n. 3, pp. 148-160, 2020. Disponível em: https://bit.ly/3pnJ60t. Acesso em: 7 jul. 2022.
LIM, Zheng Wei; LING, Richard; TANDOC JR. Edson C. Defining "Fake News": A typology of scholarly definitions. Digital Journalism, [s. l.], pp. 1-17, 2017. Disponível em: https://bit.ly/3C8bsDt. Acesso em: 7 jul. 2022.
MCMULLAN, Dawn. How Newsletters Are Redefining Media Subscriptions. [S. l.: s.n.], 2018. Disponível em: https://bit.ly/3QIwjkF. Acesso em: 7 jul. 2022.
NEWMAN, Nic. The Resurgence and Importance of Email Newsletters. In: REUTERS INSTITUTE FOR THE STUDY OF JOURNALISM. Digital News Report 2020. [S. l.], 2020. Disponível em: https://bit.ly/3bX9lrw. Acesso em: 7 jul. 2022.
NEWMAN, Nic. Executive summary and key findings of the 2021 report. In: REUTERS INSTITUTE FOR THE STUDY OF JOURNALISM. Digital News Report 2021. [S. l.], 2021. Disponível em: https://bit.ly/3CbawhB. Acesso em: 7 jul. 2022.
NEWMAN, Nic. Email news: its contribution to engagement and monetisation. In: REUTERS INSTITUTE FOR THE STUDY OF JOURNALISM. Digital News Report 2022. [S. l.], 2022. Disponível em: https://bit.ly/3bYPQif. Acesso em: 1 ago. 2022.
OLIVEIRA, Felipe Moura de. Da crise à mediação qualificada: ensaio sobre a incidência do interpretante em rede nas práticas jornalísticas. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM JORNALISMO, 2018, São Paulo. Anais da SBPJor [...]. [S.l.: s. n.], 2018. Disponível em: https://bit.ly/3Ppmc3e. Acesso em: 7 jul. 2022.
OLIVEIRA, Felipe Moura de; OZORIO, Júlia; STEFENON, Eduarda. A crise em 20 anos: reflexões sobre a mediação qualificada como estratégia de enfrentamento à luz do GT Estudos de Jornalismo da Compós (2000-1019). In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM JORNALISMO, 2020, virtual. Anais da SBPJor [...]. [S. l.: s.n.], 2020. Disponível em: https://bit.ly/3QLaxgh. Acesso em: 7 jul. 2022.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Novel Coronavirus (2019-nCov). Situation Report - 13. [S. l.], 2 fev. 2020. Disponível em: https://bit.ly/3QLaEbH. Acesso em: 7 jul. 2022.
OSÓRIO, Moreno Cruz. Como pensar uma newsletter?. Virtual, 2021. Aula em curso prático de criação de newsletters ministrada aos inscritos na capacitação em 15 set. 2021.
OSÓRIO, Moreno Cruz; VIEIRA, Lívia de Souza. Uma reflexão sobre o método da curadoria a partir da newsletter Farol Jornalismo. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM JORNALISMO, 2021, virtual. Anais da SBPJor [...]. [S. l.: s. n.], 2021.
PEIXINHO, Ana Teresa; SANTOS, Clara Almeida. Newsletters and the Return of Epistolarity in Digital Media. Digital Journalism, [s. l.], pp. 1-17, 2016. Disponível em: https://bit.ly/3QF2iSM. Acesso em: 7 jul. 2022.
RAMONET, Ignacio. A explosão do jornalismo: Das mídias de massa à massa de mídias. São Paulo: Publisher Brasil, 2012.
SALAVERRÍA, Ramón et al. Desinformación en tiempos de pandemia: tipología de los bulos sobre la Covid-19. El profesional de la información, [s. l.], v. 29, n. 3, pp. 1-15, 2020. Disponível em: https://bit.ly/3Ap5YTI. Acesso em: 7 jul. 2022.
SANTAELLA, Lucia. A teoria geral dos signos: como as linguagens significam as coisas. São Paulo: Cengage Learning, 2008.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Felipe Moura de Oliveira, Isadora Smaniotto Garcia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A submissão de originais para Revista Culturas Midiáticas implica na transferência, pelos autores (as), dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor (a), com direitos da Revista Culturas Midiáticas sobre a primeira publicação. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).