Curadoria em newsletters jornalísticas frente ao caos informativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2763-9398.2022v17n.64028

Palavras-chave:

Desinformação, Crise, Mediação

Resumo

O artigo propõe uma discussão sobre a contribuição das newsletters jornalísticas produzidas a partir de curadoria, tendo em vista o cenário de caos informativo gerado pelo ambiente digital: desinformação, informações incorretas e má-informação em fluxo contínuo e excessivo de conteúdos. Ante a crise que afeta o seu protagonismo na esfera pública, propõe-se ao jornalismo o exercício de uma mediação qualificada entre a realidade caótica dos acontecimentos e a sociedade, de modo a superá-la por uma postura mais reflexiva e menos instintiva (marca das primeiras reações do campo). Postula-se, pois, que as newsletters são uma das práticas onde tal perspectiva pode se materializar por permitir organização e proximidade com o público. Sozinhas, no entanto, não são capazes de dar conta do que se impõe, necessitando que as fontes de onde os conteúdos provêm também exerçam uma mediação qualificada para que o caos seja efetivamente enfrentado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Moura de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Ciências da Comunicação (Unisinos), linha de pesquisa Linguagem e Práticas Jornalísticas, com tese que discute processos sociais em redes digitais e suas implicações sobre o jornalismo contemporâneo a partir de incursões às redações dos jornais Folha de S.Paulo (Brasil), El País (Espanha) e The New York Times (EUA); autor de "La semiosis de la noticia: Movimientos sociales en red y crisis del periodismo" (Barcelona: Editorial UOC, 2018). Professor e coordenador do curso de Jornalismo da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Fabico/UFRGS). Colíder do Grupo de Pesquisa/CNPq Jornalismo Digital (JorDi). Foi repórter correspondente do jornal Correio do Povo (RS), gerente de redação do Portal novohamburgo.org e diretor de conteúdo na Versão Final Comunicação. Experiência também em revista e televisão pública.

Isadora Smaniotto Garcia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Jornalista formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi pesquisadora de Iniciação Científica entre 2020 e 2022 e integra atualmente o grupo de pesquisa Jornalismo Digital – JorDi (UFRGS/CNPq).

Referências

ABREU, Júlia Ozorio de; OLIVEIRA, Felipe Moura de; STEFENON, Eduarda. Crise do jornalismo: enfrentamento e novas iniciativas. In: ENCONTRO NACIONAL DE JOVENS PESQUISADORES EM JORNALISMO, 2020, virtual. Anais do JPJor [...]. [S. l.: s.n.], 2020. Disponível em: https://bit.ly/3bXwp9y. Acesso em: 7 jul. 2022.

ALLCOTT, Hunt; GENTZKOW, Matthew. Social Media and Fake News in the 2016 Election. Journal of Economic Perspectives, [s. l.], v. 31, n. 2, pp. 211-236, 2017. Disponível em: https://stanford.io/3dqswdv. Acesso em: 7 jul. 2022.

BOREL, Brooke. Fact-Checking Won’t Save Us From Fake News. FiveThirtyEight, [S. l.], 4 jan. 2017. Features. Disponível em: https://53eig.ht/3pDCn2J. Acesso em: 7 jul. 2022.

BRUNS, Axel. Gatekeeping, gatewatching, realimentação em tempo real: novos desafios para o jornalismo. Brazilian Journalism Research, [s. l.], v. 11, n. 2, pp. 224-247, 2014.

CARR, David. For Email Newsletters, a Death Greatly Exaggerated. The New York Times, [S. l.], online, 29 jun. 2014. Disponível em: https://nyti.ms/3pj4K5M. Acesso em: 7 jul. 2022.

CASTILHO, Carlos A. V.; COELHO, Christianne C. S. Reinish. Curadoria de notícias e jornalismo na produção de conhecimento. Estudos em Jornalismo e Mídia, [s. l.], v. 11, n. 1, pp. 305-313, 2014. Disponível em: https://bit.ly/2MKKqXt. Acesso em: 7 jul. 2022.

CHRISTOFOLETTI, Rogério. A crise do jornalismo tem solução? Edição Kindle. Barueri: Estação das Letras e Cores, 2019.

COSTA, Andriolli de Brites da. Não há fatos contra argumentos. A falha da atestação da Verdade como validador do Jornalismo. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM JORNALISMO, 2019, Goiás. Anais da SBPJor [...]. [S. l.: s. n.], 2019. Disponível em: https://bit.ly/3zZr9dj. Acesso em: 7 jul. 2022.

DERAKHSHAN, Hossein; WARDLE, Claire. Information Disorder: Toward an interdisciplinary framework for research and policy making. Estrasburgo: Council of Europe, 2017.

DERAKHSHAN, Hossein; WARDLE, Claire. Reflexão sobre a "desordem da informação": Formatos da informação incorreta, desinformação e má-informação. In: IRETON, Cherilyn; POSETTI, Julie (ed.). Jornalismo, Fake News & Desinformação: Manual para Educação e Treinamento em Jornalismo. [S. l.: s. n.], 2019. Disponível em: https://bit.ly/3JZ6v1B. Acesso em: 7 jul. 2022.

DUTRA, Vinicius Rodrigues da Rosa. O assunto hoje é: a crise do Jornalismo. Podcast jornalístico e mediação qualificada como estratégia de enfrentamento. Monografia (Bacharelado em Jornalismo) - Curso de Jornalismo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2020. Disponível em: https://bit.ly/3Ao8nhg. Acesso em: 29 jul. 2022.

FRANCISCATO, Carlos Eduardo. A fabricação do presente: como o jornalismo reformulou a experiência do tempo nas sociedades ocidentais. São Cristóvão: UFS/Fundação Oviedo Teixeira, 2005.

GARCIA, Isadora Smaniotto. A curadoria jornalística via whatsapp como forma de enfrentamento ao caos informativo: uma análise do projeto Zap Matinal. Monografia (Bacharelado em Jornalismo) - Curso de Jornalismo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2021. Disponível em: https://bit.ly/3zZsIIe. Acesso em: 7 jul. 2022.

GARCIA, Isadora Smaniotto; OLIVEIRA, Felipe Moura de; PASTL, Carolina Monego Lins. Para a crise do jornalismo, "jornalismo de soluções"? Apontamentos a partir da experiência do Grupo RBS. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM JORNALISMO, 2021, virtual. Anais da SBPJor [...]. [S. l.: s. n.], 2021.

HABERMAS, Jürgen. Mudança estrutural da esfera pública: investigações quanto a uma categoria da sociedade burguesa. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2003.

HALPERN, Daniel; MONTERO-LIBERONA, Claudia. Factores que influyen en compartir noticias falsas de salud online. El profesional de la información, [s. l.], v. 28, n. 3, pp. 1-9, 2019. Disponível em: https://bit.ly/3bYzO7Z. Acesso em: 7 jul. 2022.

HAUSER, Vanessa. A práxis das redações em contexto de crise: Continuidades e rupturas no jornalismo. 2017. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) - Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2017.

HENN, Ronaldo; OLIVEIRA, Felipe Moura de; OSÓRIO, Moreno Cruz. Agir cartográfico: proposta teórico-metodológica para compreensão e exercício do jornalismo em rede. In: ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2019, Porto Alegre. Anais da Compós [...]. [S.l.: s. n.], 2019.

KALSING, Janaína; NICKEL, Barbara; OLIVEIRA, Felipe Moura de. A notícia contada, explicada e conversada: colaboração e mediação no jornalismo praticado em podcast no Brasil. Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos, [s. l.], v. 22, n. 3, pp. 148-160, 2020. Disponível em: https://bit.ly/3pnJ60t. Acesso em: 7 jul. 2022.

LIM, Zheng Wei; LING, Richard; TANDOC JR. Edson C. Defining "Fake News": A typology of scholarly definitions. Digital Journalism, [s. l.], pp. 1-17, 2017. Disponível em: https://bit.ly/3C8bsDt. Acesso em: 7 jul. 2022.

MCMULLAN, Dawn. How Newsletters Are Redefining Media Subscriptions. [S. l.: s.n.], 2018. Disponível em: https://bit.ly/3QIwjkF. Acesso em: 7 jul. 2022.

NEWMAN, Nic. The Resurgence and Importance of Email Newsletters. In: REUTERS INSTITUTE FOR THE STUDY OF JOURNALISM. Digital News Report 2020. [S. l.], 2020. Disponível em: https://bit.ly/3bX9lrw. Acesso em: 7 jul. 2022.

NEWMAN, Nic. Executive summary and key findings of the 2021 report. In: REUTERS INSTITUTE FOR THE STUDY OF JOURNALISM. Digital News Report 2021. [S. l.], 2021. Disponível em: https://bit.ly/3CbawhB. Acesso em: 7 jul. 2022.

NEWMAN, Nic. Email news: its contribution to engagement and monetisation. In: REUTERS INSTITUTE FOR THE STUDY OF JOURNALISM. Digital News Report 2022. [S. l.], 2022. Disponível em: https://bit.ly/3bYPQif. Acesso em: 1 ago. 2022.

OLIVEIRA, Felipe Moura de. Da crise à mediação qualificada: ensaio sobre a incidência do interpretante em rede nas práticas jornalísticas. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM JORNALISMO, 2018, São Paulo. Anais da SBPJor [...]. [S.l.: s. n.], 2018. Disponível em: https://bit.ly/3Ppmc3e. Acesso em: 7 jul. 2022.

OLIVEIRA, Felipe Moura de; OZORIO, Júlia; STEFENON, Eduarda. A crise em 20 anos: reflexões sobre a mediação qualificada como estratégia de enfrentamento à luz do GT Estudos de Jornalismo da Compós (2000-1019). In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM JORNALISMO, 2020, virtual. Anais da SBPJor [...]. [S. l.: s.n.], 2020. Disponível em: https://bit.ly/3QLaxgh. Acesso em: 7 jul. 2022.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Novel Coronavirus (2019-nCov). Situation Report - 13. [S. l.], 2 fev. 2020. Disponível em: https://bit.ly/3QLaEbH. Acesso em: 7 jul. 2022.

OSÓRIO, Moreno Cruz. Como pensar uma newsletter?. Virtual, 2021. Aula em curso prático de criação de newsletters ministrada aos inscritos na capacitação em 15 set. 2021.

OSÓRIO, Moreno Cruz; VIEIRA, Lívia de Souza. Uma reflexão sobre o método da curadoria a partir da newsletter Farol Jornalismo. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM JORNALISMO, 2021, virtual. Anais da SBPJor [...]. [S. l.: s. n.], 2021.

PEIXINHO, Ana Teresa; SANTOS, Clara Almeida. Newsletters and the Return of Epistolarity in Digital Media. Digital Journalism, [s. l.], pp. 1-17, 2016. Disponível em: https://bit.ly/3QF2iSM. Acesso em: 7 jul. 2022.

RAMONET, Ignacio. A explosão do jornalismo: Das mídias de massa à massa de mídias. São Paulo: Publisher Brasil, 2012.

SALAVERRÍA, Ramón et al. Desinformación en tiempos de pandemia: tipología de los bulos sobre la Covid-19. El profesional de la información, [s. l.], v. 29, n. 3, pp. 1-15, 2020. Disponível em: https://bit.ly/3Ap5YTI. Acesso em: 7 jul. 2022.

SANTAELLA, Lucia. A teoria geral dos signos: como as linguagens significam as coisas. São Paulo: Cengage Learning, 2008.

Downloads

Publicado

2022-12-23

Como Citar

MOURA DE OLIVEIRA, F.; SMANIOTTO GARCIA, I. Curadoria em newsletters jornalísticas frente ao caos informativo. Culturas Midiáticas, [S. l.], v. 17, p. 18, 2022. DOI: 10.22478/ufpb.2763-9398.2022v17n.64028. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/cm/article/view/64028. Acesso em: 29 mar. 2024.