Universidades públicas no combate à desinformação

estratégias midiáticas para divulgar pesquisas e valorizar a ciência na pandemia da Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2763-9398.2022v17n.64079

Palavras-chave:

USP, UNIFESP, redes sociais virtuais, midiatização

Resumo

A proposta deste artigo consiste em um estudo de caso para mapear as estratégias de comunicação implementadas pelas Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) no Facebook durante os três primeiros meses da pandemia do novo coronavírus, de março a maio de 2020. Foi possível perceber que as instituições utilizaram de diversos aparatos midiáticos, permitindo democratizar o conhecimento científico para um público amplo, incorporando preocupações sociais, políticas, econômicas e corporativas que ultrapassam os limites da ciência pura.

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Biografia do Autor

Francisco Ângelo Brinati, Universidade Federal de São João del - Rei (UFSJ)

Pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários e Professor do Curso de Comunicação Social da UFSJ. Pós Doutor no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer da UFMG. Doutor em Comunicação Social pela UERJ.

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Publicado

2022-12-23

Como Citar

FARNESE, P. .; BRINATI, F. Ângelo . Universidades públicas no combate à desinformação: estratégias midiáticas para divulgar pesquisas e valorizar a ciência na pandemia da Covid-19. Culturas Midiáticas, [S. l.], v. 17, p. 23, 2022. DOI: 10.22478/ufpb.2763-9398.2022v17n.64079. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/cm/article/view/64079. Acesso em: 24 jun. 2024.