A imagem da cultura e a cultura das imagens:

um olhar sobre o filme “Espelho d'água”

Autores

  • Aline dos Santos Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob) https://orcid.org/0000-0003-1882-0819
  • Camila Lacerda Lopes Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) https://orcid.org/0000-0002-0831-6312
  • Henrique Denis Correia dos Santos Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob)
  • Beatriz Souza Carvalho Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob)

Palavras-chave:

Cinematografia, Fotografia, Cultura ribeirinha

Resumo

O estudo aborda o filme Espelho d'Água - Uma viagem no Rio São Francisco enquanto um dispositivo da cultura das imagens, ao mesmo tempo em que apresenta imagens de culturas. A partir da cinematografia (Mascelli, 2012; Brown, 2012), observa-se a tríade i) imagens do invisível e direção de fotografia (Almendros, 1992); ii) imagens do que está por desaparecer e a direção de arte (Hamburger, 2014) e iii) o papel questionador daquele que fotografa, entre a beleza e a denúncia, junto a comunidades ribeirinhas. Destaca-se que a direção de fotografia intensifica o sentido mais pela sugestão do que pela informação; que a pessoa fotógrafa pode aliar ao registro das belezas naturais as mazelas pelas quais as cidades fluviais passam em nome de um modelo de desenvolvimento que não considera a sustentabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline dos Santos, Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob)

Possui doutorado em Memória: Linguagem e Sociedade (2017) pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Professora adjunta da Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob). É líder do Grupo de Pesquisa Imagens do Contemporâneo – (ICon – Ufob)

Camila Lacerda Lopes, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Mestre em teorias e práticas artísticas através da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG); pós-graduada em Jornalismo Cinematográfico pelo Centro Universitário UNA e bacharel em Artes Plásticas pela Escola Guignard. Atualmente é representada pela Galeria Mitre. Participou de exposições individuais e coletivas com trabalhos de diversos gêneros, como pintura, instalação, performance, fotografia e vídeo no Brasil e exterior, além de participar de residências. É uma das organizadoras do projeto Feminino no Feminino e de seu evento "Portas Abertas" dos ateliês de mulheres de Belo Horizonte. Foi professora Substituta de Arte e Corpo (performance) da Universidade Federal do Oeste da Bahia. É professora de fotografia, de edição de imagem e vídeo na Infinity School, em Belo Horizonte/MG.

Henrique Denis Correia dos Santos, Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob)

Formado em Publicidade e Propaganda (TCC defendido e aprovado) pela Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob). Designer Gráfico com ênfase em Marketing Digital.

Beatriz Souza Carvalho, Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob)

Possui curso técnico em Fotografia e Iluminação pelo Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias (2017); possui graduação em Artes Visuais, modalidade Licenciatura pela Universidade Federal do Oeste da Bahia - UFOB (2023). É membro do grupo de pesquisa Imagens do contemporâneo - ICon (UFOB).

Referências

ALMENDROS, Néstor. Días de una cámara. Barcelona: Seix Barral, 1992.

ANDRADE, Matheus. A noite no cinema: ensaios sobre direção de fotografia em cenas noturnas. João Pessoa: Editora UFPB, 2023.

BROWN, Blain. Cinematografia – teoria e prática: produção de imagens para cineastas e diretores. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.

CANCLINI, Néstor García. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: Edusp, 1997.

COSTA, Flavia Cesarino. Primeiro cinema. In: MASCARELLO, F (org). História do cinema mundial. Campinas: Papirus, 2006.

COSTA, Aline de Caldas; ANDRADE, Matheus José Pessoa. Cinematografia em cena noturna: a experiência de Alziro Barbosa. In: MALTA, Ana Carolina Roure; BONFIM, Felipe Correa; SANTOS JUNIOR, Paulo Souza dos; TEDESCO, Marina Cavalcante (Orgs). Anais de textos completos do II MOVI: Encontro Brasileiro de Fotografia em movimento. Rio de Janeiro, Ed. dos autores, 2023, p 46-60.

ESPELHO d’água - uma viagem pelo Rio São Francisco. Direção: Marcus Vinicius Cezar. Rio de Janeiro: Copacabana Filmes, 2004. 1 DVD (110 min.), cor.

HAMBURGER, Vera Império. O desenho do espaço cênico: da experiência vivencial à forma. São Paulo: ECA/USP, 2014a. Dissertação.

______. Arte em cena: a direção de arte no cinema brasileiro. São Paulo: SENAC, 2014b.

MACHADO, Arlindo. Outros cinemas: formas esquisexóticas de audiovisual. São Paulo: Ribeiro edições, 2019.

MAPBIOMAS. Fact Sheet Bacia do São Francisco. Dia Nacional em Defesa do rio São Francisco. Brasília, 2022. Disponível em: https://brasil.mapbiomas.org/wp-content/uploads/sites/4/2023/08/FSRioSaoFrancisco_03062022_ok3_1.pdf Acesso Dez/2023.

MARTÍN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: UFRJ, 1997.

MASCELLI, Joseph. Os cinco Cs da cinematografia: técnicas de filmagem. São Paulo: Summus 2010.

PENAFRIA, Manuela. Análise de Filmes - conceitos e metodologia(s). In: Biblioteca Online de Ciências da Comunicação. 2009. Disponível em https://arquivo.bocc.ubi.pt/pag/bocc-penafria-analise.pdf Acesso Ago/2024.

PHOTO: A History from Behind the Lens. Direção: Juliette Garcias, Stan Neumann, Alain Nahum. Documentário. 12 episódios. Tempo de duração: 25 minutos cada episódio. França: Camera lucida productions/ARTE France Centre Pompidou/Museé d’Orsay, 2013

PRÄKEL, David. Iluminación. Barcelon: Blume, 2008.

RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: Editora 34, 2005.

Downloads

Publicado

2024-11-15

Como Citar

DOS SANTOS, A.; LACERDA LOPES, C. .; DENIS CORREIA DOS SANTOS, H.; SOUZA CARVALHO, B. A imagem da cultura e a cultura das imagens:: um olhar sobre o filme “Espelho d’água”. Culturas Midiáticas, [S. l.], v. 21, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/cm/article/view/68919. Acesso em: 19 dez. 2024.