A ressignificação do brand publishing:

uma análise da influenciadora virtual Lu do Magalu

Autores

  • Raniella Barbosa de Lima Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
  • Claudomilson Fernandes Braga Universidade Federal de Sergipe (UFS) https://orcid.org/0009-0009-4054-7602

Palavras-chave:

Organizações, Relações Públicas, Brand Publishing, Marcas influenciadoras digitais, Gestão de Relacionamento

Resumo

O trabalho objetiva identificar os novos sentidos do brand publishing em torno da marca Magalu nas redes sociais digitais com a influenciadora virtual Lu, a partir da construção relacional entre a marca e os seus usuários-consumidores-cidadãos. A metodologia é a pesquisa bibliográfica, bem como um estudo de caso único associado a uma coleta empírica de caráter qualitativo do tipo Netnográfico com o monitoramento dos perfis nas redes sociais digitais da marca Magalu. E, por fim, os procedimentos de análise deram-se por meio da análise crítica do discurso (ACD) pelos preceitos de Norman Fairclough. Os principais resultados indicam novos sentidos do brand publishing: marcas agindo como influenciadoras digitais por meio de avatares virtuais, em que o conteúdo, o gerenciamento de dados e a operacionalidade são valorizados, sendo potencializado, sobretudo em função do surgimento da inteligência artificial.

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Biografia do Autor

Raniella Barbosa de Lima, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Mestra em Comunicação e Sociedade pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Sergipe (PPGCOM-UFS). Especialização em Assessoria de Comunicação e Marketing no Centro Universitário (Cesmac). Graduação em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas na Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Atualmente servidora da Assessoria de Comunicação da Ufal. Atuação na área de relações públicas, assessoria de comunicação e organização de eventos científicos. Interesse na área de comunicação organizacional, relações públicas, estudo das marcas, mídias digitais, inteligência artificial e administração pública.

Claudomilson Fernandes Braga, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Bacharel em Comunicação Social - Relações Públicas pela Universidade Federal de Goiás. Licenciado em Relações Públicas pela Universidade Fernando Pessoa. Mestrado em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2007). Doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2011). Pós-Doutorado em Psicologia Social pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro / Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2015). Professor efetivo do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFS. e professor Associado do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Sergipe. Atua principalmente nas áreas de Representações Sociais, com ênfase em Processos Grupais, Comunicação e Identidade nomeadamente nos seguintes temas: Comportamento Organizacional, Marketing, Pesquisa de Opinião e Mercado e estudos de preconceito.

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Publicado

2024-11-18

Como Citar

BARBOSA DE LIMA, R.; FERNANDES BRAGA, C. A ressignificação do brand publishing: : uma análise da influenciadora virtual Lu do Magalu. Culturas Midiáticas, [S. l.], v. 22, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/cm/article/view/70532. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Comunicação, Imagem e identidade organizacional no digital