As relações públicas e as narrativas da economia criativa no terceiro setor

Autores

Palavras-chave:

Economia Criativa, Relações Públicas, Narrativa Organizacional

Resumo

Neste artigo analisamos as narrativas comunicacionais em organizações do terceiro setor inseridas no contexto da economia criativa em diálogo com os jovens para fins de mobilização social. A discussão é suportada pela análise de conteúdo discutida por Bardin (2006) a fim de observar a narrativa organizacional da OSC Teto, uma organização do terceiro setor que constrói sua comunicação com base no impacto social, mas também nas experiências vivenciadas (Benjamin, 1985) e proporcionadas por suas ações e promovidas por estes jovens. Para a análise da narrativa presente no conteúdo, foram coletadas publicações, nos canais digitais da organização, que têm como foco propagar as soluções criativas para atender famílias em situação de moradia vulnerável. Partimos da problemática de que a narrativa da Teto, no contexto da Economia Criativa, se aproxima das estratégias de Relações Públicas voltadas para a comunicação digital como meio de tensionar e pressionar lideranças governamentais em atenção ao tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BENJAMIN, W. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura (Obras escolhidas I). Tradução Sérgio Paulo Rouanet. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994. p. 197-221.

BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 2012.

CZARNIAWSKA, B. A narrative approach to organization studies. London, UK: Sage Publications, 1998. CZARNIAWSKA, B. Narrating organization studies. Narrative Inquiry, v. 2, n. 21, p. 337–344, 2011. CZARNIAWSKA, B. The uses of narrative in organization research. Gothenburg Research Institute Report., v. 5, p. 1-39, 2000.

FERNANDES, Rubem César. O que é terceiro setor? Disponível em: https://dspace.almg.gov.br/bitstream/11037/1091/3/1091.pdf. Acesso em: 19 jun. 2024.

GONZALES, N. S.; LUVIZOTTO, C. K. Comunicação, terceiro setor e cidadania: estratégias para engajamento do público jovem. In: FARIAS, L. A.; LOPES, V. S. C. (Orgs). 10º ABRAPCORP. Comunicação, Economia Criativa e Organizações. Anais (2016). Disponível em: https://editora.pucrs.br/download/anais/9788539708710.pdf. P. 572. Acesso em: 19 jun. 2024.

GOV.BR. Organizações da Sociedade Civil (OSC). Ministério da Fazenda. Disponível em: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/cidadania-fiscal/extensao/osc#section-1. Acesso em: 19 jun. 2024.

LIMA, M. D. C.; ABBUD, M. E. de O. P. As dimensões da Comunicação Organizacional: um olhar sobre o Terceiro Setor. In: Anais do XXIII ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS. Pará, 2014.

PERUZZO, C. M. K. Relações Públicas no Terceiro Setor: tipologia da comunicação e conceitos de público. Anais do XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – INTERCOM. Santos. (2007). Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/resumos/R1014-1.pdf. Acesso em: 19 jun. 2024.

PERUZZO, C. M. K. Relações Públicas, movimentos populares e transformação social. Disponível em: https://arquivo.bocc.ubi.pt/pag/peruzzo-cicilia-relacoes-publicas.html. Acesso em: 19 jun. 2024.

PERUZZO, C. M. K. Relações públicas no capitalismo cognitivo. Organicom. V.8 N. 15 (2011). Disponível em: https://revistas.usp.br/organicom/article/view/139103. Acesso em: 19 jun. 2024.

QUEIROZ, M. O planejamento estratégico e as organizações do Terceiro Setor. In: VOLTONI, R. (Org.). Terceiro Setor: Planejamento e Gestão. 2. Ed. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2004.

KUNSCH, M. M. K. Sociedade civil, multicidadania e comunicação social. In: KUNSCH, M. M. K.: KUNSCH, W. (Org.) Relações Públicas Comunitárias: A comunicação em uma perspectiva dialógica e transformadora. São Paulo: Sumus, 2004.

SANTOS, L. C.; D’ALMEIDA, N. Narrativa e comunicação organizacional. Organicom. Ano 14, n. 17, 1a semana, 2017.

TAMIETTI, G. 26 milhões de domicílios urbanos brasileiros apresentam algum tipo de inadequação. Fundação João Pinheiro. Disponível em: https://fjp.mg.gov.br/26-milhoes-de-domicilios-urbanos-brasileiros-apresentam-algum-tipo-de-inadequacao/. Acesso em: 19 jun. 2024.

Downloads

Publicado

2024-11-18

Como Citar

BARROS MARASSI, A. As relações públicas e as narrativas da economia criativa no terceiro setor. Culturas Midiáticas, [S. l.], v. 22, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/cm/article/view/70682. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Comunicação organizacional, narrativas e estudos críticos