O humor na midiatização da religião
Baby do Brasil entre o gospel e o secular
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2763-9398.2021v14n.57217Palavras-chave:
Comunicação e Cultura, Midiatização da Religião, Humor, Baby do BrasilResumo
Este artigo busca compreender as situações comunicacionais nas quais o humor emerge nas narrativas midiáticas da artista Baby do Brasil, que transita entre as culturas gospel (religiosa) e secular. Metodologicamente, partimos de pesquisa exploratória sobre as narrativas midiáticas de Baby do Brasil e propomos uma leitura dessas narrativas à luz dos conceitos de antropofagia, carnavalização e midiatização da religião. Para tanto, utilizamos autores como Oswald de Andrade, Mikhail Bakhtin, Robert Stam, Vladimir Propp, Luís Mauro Sá Martino e Jorge Miklos. O principal resultado aponta que o humor se configura como processo intrínseco e confirmador da antropofagia e da carnavalização promovida por Baby do Brasil em uma via de mão dupla: tanto de cristianização do secular e quanto de profanação do gospel.
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