Diálogos entre a Educação Crítica para as Mídias e a Competência Crítica em Informação no combate à desinformação
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2763-9398.2022v17n.63906Palavras-chave:
Desinformação, Competência Crítica em Informação, Educação Crítica para as mídias, Formação de professoresResumo
O artigo se insere na interface da Comunicação com a Informação e a Educação na perspectiva de contribuir para o combate à desinformação. Assim, busca-se compreender como a prática docente pode se favorecer com o desenvolvimento de Competências Críticas em Informação em conjunto com as perspectivas de uma Educação Crítica para as Mídias. Para isso, realiza-se uma revisão bibliográfica das áreas, relacionando-as com estudos sobre a formação de professores no Brasil. Identifica-se um fértil campo teórico a fornecer aparatos técnicos e reflexivos para a prática docente no contexto informacional em paralelo às resistências aos interesses ideológicos da classe dominante.
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