Remix en el Ciberespacio:
de la pérdida de aura a la dilución de la autoría
Palabras clave:
Cibercultura, Remix, Industria Cultural, Autoria, Derechos de PropiedadResumen
Uma das emergentes características da cibercultura tem sido a prática do remix, técnica de criação que reconfigura trechos de obras já existentes. Benjamin havia anunciado a perda da aura da obra de arte, dada a possibilidade de reproduzi-la em série. No caso do remix, atualmente verificamos um novo desdobramento: a diluição da autoria, processo no qual a recombinação e modificação de fragmentos para criar um novo conteúdo retira o produto de seu contexto original, dando-lhe um outro sentido e, portanto, uma nova autoria. Este fenômeno provoca uma tensão entre a Indústria Cultural e os remixers, uma vez que os últimos utilizam os produtos culturais sem considerar os direitos de propriedade. Analisamos três vídeos-trailers disponibilizados no YouTube e elaborados por meio da técnica de remixagem.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A submissão de originais para Revista Culturas Midiáticas implica na transferência, pelos autores (as), dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor (a), com direitos da Revista Culturas Midiáticas sobre a primeira publicação. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).