Performances e visualidades musicais: aparatos conceituais para o debate sobre a música no audiovisual
Resumen
O artigo se configura num debate de ordem metodológica sobre o conceito de performance. Busca-se, do largo espectro da terminologia “performance”, aquele que se situa de forma midiática: a noção que se configura na materialização de um corpo a partir de um dispositivo musical, no nosso caso de investigação, a canção. A perspectiva aqui apontada tem como finalidade a delimitação de um ponto de partida possível para a análise de produtos audiovisuais, notadamente, os videoclipes. Postula-se, então, três aparatos conceituais capazes de orientar o olhar analítico no audiovisual: a performance como materialização de uma gestualidade, a performance como materialização de uma oralidade e a performance como materialização de um cenário.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A submissão de originais para Revista Culturas Midiáticas implica na transferência, pelos autores (as), dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor (a), com direitos da Revista Culturas Midiáticas sobre a primeira publicação. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).