Entre los nodos de la red:

la estructura rizomática de los entornos virtuales en las dinámicas (re) constructivas del conocimiento

Autores/as

  • Verônica Almeida de Oliveira
  • Robéria Nádia Araújo Nascimento

Palabras clave:

Sociabilidade, Internet, Redes Sociais, Aprendizagem

Resumen

O presente trabalho aborda a influência das práticas interativas, via internet, nas formas de (re)construção de conhecimento, propondo caminhos e interfaces para uma epistemologia da comunicação que favoreça a aprendizagem de novos saberes. A estrutura rizomática que dá forma a esses espaços de sociabilidade articula diferentes modos de circulação de informações, gerando, por sua vez, novas formas de se intercambiar conhecimentos. À luz dos pensamentos de Deleuze, Guatari, Morin, Vygotsky, Maturana e Varela, as autoras chegam ao entendimento de que tais ambientes podem favorecer uma educação aberta, relacional e (re)construtiva permitindo que a comunicação seja capaz de (retro)alimentar produtivos diálogos e trocas de saberes. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2015-06-01

Cómo citar

OLIVEIRA, V. A. de; NASCIMENTO, R. N. A. Entre los nodos de la red:: la estructura rizomática de los entornos virtuales en las dinámicas (re) constructivas del conocimiento. Culturas Midiáticas, [S. l.], v. 7, n. 2, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/cm/article/view/24459. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos