Consumo colaborativo:

abordagens sobre a nova tendência de consumo e apelo discursivo

Autores/as

  • Ana Cirne Paes de Barros PPGC/UFPB

Palabras clave:

Consumo colaborativo, Consumo, Cultura de participación, Cibercultura

Resumen

A emergência de uma cultura daparticipaçãopotencializou o que vem sendo conhecido como consumo colaborativo. Trata-se de uma prática que tenta minimizar os impactos de consumo para privilegiar trocas, escambos, empréstimos ou doações. A comunicação mercadológica também foi compelida a se adaptar a este cenário, oferecendo propostas em que o consumidor participa, elabora e interfere nos processos de produção das empresas. No entanto, observamos que algumas práticas não se concretizam como prevê o conceito do consumo colaborativo proposto por Botsman e Rogers (2011).Pretendemos refletir sobre a essência do consumo colaborativo no âmbito dos processos midiáticos, nos questionando sobre o quê, em termos empíricos, vem sendo chamado de consumo colaborativo. Observaremos também a reconfiguração do consumo na cultura da participação destacando algumas das estratégias discursivas utilizadas no consumo colaborativo, bem como os processos e as práticas desenvolvidas por indivíduos e empresas.

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Publicado

2015-06-26

Cómo citar

BARROS, A. C. P. de. Consumo colaborativo:: abordagens sobre a nova tendência de consumo e apelo discursivo. Culturas Midiáticas, [S. l.], v. 8, n. 1, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/cm/article/view/24706. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos

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