O cinema moderno e a construção da mise-en-scène de “Deserto Feliz”

Autores/as

  • Alisson Gutemberg PPGC/UFPB

Resumen

O cinema é um dos agentes no processo de representação e produção de sentido. Embora tenha surgido no final do século XIX como mero aparato de registro, é hoje um dos principais bens culturais presentes no nosso cotidiano. A consolidação do cinema como mídia envolve a própria discussão que coloca o aparato cinematográfico como “sétima arte”, tendo por princípio a busca por uma linguagem própria e que apresentasse rupturas com heranças do teatro e da literatura, por exemplo. Dentro desse contexto, discutiremos a composição da mise-en-scène como espaço que materializa o estilo cinematográfico. Para tanto, nossa proposta é analisar o uso do recurso da câmera de mão, entre outros aspectos estilísticos, – na perspectiva de um cinema de autor (AUMONT, 2008; BORDWELL, 2008) – como elemento de composição do universo diegético do filme Deserto Feliz (Paulo Caldas, 2007). Palavras-chave: Narrativa. Estilo. Cinema moderno.

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Publicado

2016-12-24

Cómo citar

GUTEMBERG, A. O cinema moderno e a construção da mise-en-scène de “Deserto Feliz”. Culturas Midiáticas, [S. l.], v. 9, n. 2, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/cm/article/view/32038. Acesso em: 21 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos