Medios locativos, periodismo hiperlocal y arenas públicas

Autores/as

  • Antonio Francisco Magnoni Universidad Estatal Paulista (Unesp)
  • Giovani Vieira Miranda Universidad Estatal Paulista (Unesp)

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-5930.2018v11n1.40737

Palabras clave:

Medios Locativos, Periodismo Hiperlocal, Arena Pública, Comunicación Local

Resumen

O presente texto sugere uma discussão sobre as reconfigurações pelas quais passa o campo do jornalismo a partir da inserção de tecnologias móveis e ubíquas e, mais especificamente, as mídias locativas e suas funções e serviços geolocalizados no dia a dia do cidadão. As análises servirão de preâmbulo para a discussão sobre o novo cenário hiperlocal no qual está inserido o processo de construção do jornalismo com direção para novos panoramas no meio digital e suas implicações em nível local. Para tanto, também será debatida a aproximação do jornalismo hiperlocal como arena pública; levando em consideração a ambiência da inclusividade, não-coerção e reciprocidade que dão potencial para a promoção de um espaço de debate entre múltiplas vozes da sociedade, sobre os mais diferentes assuntos; considerando um fluxo de informação que propicie a consolidação das opiniões públicas e o incentivo ao debate público em nível local.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2018-07-02

Cómo citar

MAGNONI, A. F.; MIRANDA, G. V. Medios locativos, periodismo hiperlocal y arenas públicas. Culturas Midiáticas, [S. l.], v. 11, n. 1, 2018. DOI: 10.22478/ufpb.1983-5930.2018v11n1.40737. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/cm/article/view/40737. Acesso em: 30 jun. 2024.

Número

Sección

Artigos