A coisificação dos saberes como mercadoria na ideologia do compartilhamento

Autores

  • Reynaldo José Gonçalves Júnior Universidade Federal Fluminense
  • Wanderley Anchieta Universidade Federal Fluminense http://orcid.org/0000-0003-0864-9288

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-5930.2020v13n1.49571

Resumo

Neste artigo dissertaremos sobre o papel do conhecimento na sociedade do século XXI e como a indústria editorial passou a ditar as regras no que diz respeito à produção e divulgação dos conteúdos científicos. Trabalharemos com a perspectiva de um mercado científico voltado à coisificação dos saberes como mercadoria e ao fortalecimento do senso mercantil da produção de conhecimento. Abordaremos as relações de trabalho dentro da lógica de atuação do mercado proposta pelo oligopólio editorial, assim como mencionaremos a atuação do sujeito pesquisador na construção de sua carreira em meio às regras colocadas pela ideologia do compartilhamento mercantilizado, o que interfere com o próprio ethos científico.  

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Biografia do Autor

Reynaldo José Gonçalves Júnior, Universidade Federal Fluminense

Mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal Fluminense (UFF) e membro do Grupo de Pesquisa do Laboratório de Experiência em Engajamento e Transformações da Audiência (LEETA) na mesma instituição.

Wanderley Anchieta, Universidade Federal Fluminense

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) Universidade Federal Fluminense (UFF).

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Publicado

2020-09-30

Como Citar

GONÇALVES JÚNIOR, R. J.; ANCHIETA, W. A coisificação dos saberes como mercadoria na ideologia do compartilhamento. Culturas Midiáticas, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 247–264, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.1983-5930.2020v13n1.49571. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/cm/article/view/49571. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Mídia e Consumo