Se a Norma Não É Suficiente, A Luta se Faz Presente

Uma Análise do Direito à Moradia à Luz da ADPF 828

Autores

  • Jessica Thays de Almeida Claudino Universidade Federal da Paraíba
  • Eric Renner Artur de Lima Universidade Federal da Paraíba

Resumo

O direito à moradia, de regra relegado a segundo plano em razão da defesa do direito à propriedade privada, ganhou relevância com a pandemia do Covid-19 e os seus impactos junto à população, sobretudo aquela mais vulnerável. Essa relevância, decorrente em grande parte dos esforços da Campanha Despejo Zero, leva a refletir acerca dos modos como as lutas dos movimentos sociais representam condição para que haja o reconhecimento de determinados sujeitos de direitos, especialmente face ao direito à moradia. Dessa forma, este trabalho objetiva analisar como a atuação dos movimentos sociais, através da Campanha Despejo Zero, repercute nos autos da ADPF n° 828, materializando o sujeito de direito em relação ao direito à moradia para contornar o protecionismo à propriedade privada. Para alcançar o fim pretendido, utilizou-se de uma análise documental - dos autos da ADPF n° 828 no julgamento no Supremo Tribunal Federal, bem como dos materiais produzidos e disponibilizados no site da Campanha Despejo Zero.

 

Palavras-chave: Direito à moradia. Pandemia. Despejo. Sofrimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jessica Thays de Almeida Claudino, Universidade Federal da Paraíba

Extensionista do Núcleo de Extensão Popular Flor de Mandacaru da Universidade Federal da Paraíba (NEP/UFPB). Monitora da Disciplina de Introdução ao Estudo do Direito I do Departamento de Ciências Jurídicas da Universidade Federal da Paraíba (DCJ/UFPB).jessica.claudino@academico.ufpb.br.

Eric Renner Artur de Lima, Universidade Federal da Paraíba

Extensionista do Núcleo de Extensão Popular Flor de Mandacaru da Universidade Federal da Paraíba (NEP/UFPB). Extensionista do Observatório Interdisciplinar e Assessoria em Conflitos Territoriais da UFPB (OBUNTU/UFPB).eric.renner@academico.ufpb.br.

Downloads

Publicado

05/31/2023