A Crise dos Refugiados na Europa Analisada a Partir do Pensamento de Hannah Arendt

Autores

  • Túlio Almeida Rocha Pires Universidade Federal de Lavras

Resumo

A partir do cenário de crises migratórias na Europa que evidenciam uma agudeza crescente da inefetividade de direitos básicos de uma parcela considerável de pessoas, questionou-se: como interpretar o agir justo do Estado a partir do pensamento de Arendt diante da questão dos refugiados? Dessa forma, a pesquisa buscou interpretar a situação dos refugiados a partir da obra intitulada Origens do Totalitarismo, de Arendt (2012). A metodologia aplicada na realização do estudo tomou a forma de uma pesquisa bibliográfica qualitativa das referências analisadas. Considerando os posicionamentos que tendem a repudiar os sujeitos em situação de refúgio nos Estados soberanos de destino, a atual conjuntura pede urgente reflexão e debate público acerca da hospitalidade com uma perspectiva humanista.

 

Palavras-chave: Crise dos Refugiados. Hannah Arendt. Dignidade Humana. Direitos Humanos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Túlio Almeida Rocha Pires, Universidade Federal de Lavras

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Lavras. Pós-graduado em Filosofia do Direito e Teoria do Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. tuliorochapires@hotmail.com.

Downloads

Publicado

05/31/2023

Como Citar

PIRES, T. A. R. A Crise dos Refugiados na Europa Analisada a Partir do Pensamento de Hannah Arendt. Direitos Humanos e Transdisciplinaridade, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 105–116, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/dht/article/view/66855. Acesso em: 21 dez. 2024.