Encarceramento de meninas e mulheres na América Latina

Reflexões criminológicas sobre a 5º lista de aprisionamento mundial feminino

Autores

  • Ana Beatriz Oliveira dos Anjos Universidade Federal da Paraíba
  • Cycelige Rosa Universidade Federal da Paraíba
  • Nelson Gomes Universidade Federal da Paraíba
  • Rebecka Wanderley Tannuss Universidade Federal da Paraíba
  • Vanessa Kelly Universidade Federal da Paraíba

Resumo

O encarceramento em massa tem impactado brutalmente as mulheres nos últimos 23 anos. Em escala mundial, isto representa um crescimento, nas prisões, de 59% desde 2000. Diante deste cenário, o presente trabalho configura-se como uma pesquisa documental, cujo objetivo geral é analisar, sob o referencial teórico da Criminologia Crítica, a 5ª Lista de Aprisionamento Mundial Feminino, publicada em 2022. Para tanto, pretende-se: a) problematizar os dados de encarceramento feminino em nível mundial; b) discutir especificamente a temática a partir do contexto latino-americano; c) refletir sobre o contexto brasileiro. Os resultados encontrados apontam que os números de meninas e mulheres nas prisões cresceram, totalizando mais de 740.000 presas mundialmente. Conclui-se que o aprisionamento de mulheres é um problema global, conforme evidenciado pela Lista de Aprisionamento Feminino, fato que justifica o adensamento de pesquisas e políticas públicas voltadas para o seu enfrentamento.

 

Palavras-chave: Criminologia crítica. Prisão. Mulheres. Direitos humanos. América latina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Beatriz Oliveira dos Anjos, Universidade Federal da Paraíba

Graduanda do curso de Direito pela UFPB, pesquisadora do Laboratório de Pesquisa e Extensão em Subjetividade e Segurança Pública (LAPSUS/UFPB). E-mail: beatrizoliveira2001@hotmail.com.

Cycelige Rosa, Universidade Federal da Paraíba

Pesquisadora do Laboratório de Pesquisa e Extensão em Subjetividade e Segurança Pública (LAPSUS/UFPB). E-mail: cycelige.rosa@academico.ufpb.br.

Nelson Gomes , Universidade Federal da Paraíba

Professor do Departamento de Ciências Jurídicas da UFPB, Coordenador do Laboratório de Pesquisa e Extensão em Subjetividade e Segurança Pública (LAPSUS/UFPB). E-mail: nelson.junior@academico.ufpb.br.

Rebecka Wanderley Tannuss, Universidade Federal da Paraíba

Professora do Departamento de Fundamentação da Educação da UFPB, Coordenadora do Laboratório de   Pesquisa e Extensão em Subjetividade e Segurança Pública (LAPSUS/UFPB). E-mail: rebeckatannuss@gmail.com.

Vanessa Kelly, Universidade Federal da Paraíba

Graduanda do curso de Direito pela UFPB, pesquisadora do Laboratório de Pesquisa e Extensão em Subjetividade e Segurança Pública (LAPSUS/UFPB). E-mail: vksf@academico.ufpb.br.

Downloads

Publicado

12/27/2023

Edição

Seção

Artigos