INSTRUÇÃO PRIMÁRIA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PARAHYBA DO NORTE

Autores

  • Rose Mary de Souza Araújo Universidade Federal da Paraíba – UFPB

Resumo

O texto trata de apresentar os resultados de uma investigação histórica acerca da instrução pública e da formação de professores na província da Parahyba do Norte. O objeto de estudo refere-se a instrução pública primária e sua articulação com a formação de professores, no período de1837 a1883. Neste período, foi dada ênfase a instrução pública enquanto instrumento necessário para a construção de uma sociedade civilizada e moderna. Desta forma, a instrução primária adquire centralidade nos discursos dos gestores públicos locais de época. Nesse processo algumas questões foram postas como necessárias a sua melhoria e modernização: a unificação do ensino e a formação de professores. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rose Mary de Souza Araújo, Universidade Federal da Paraíba – UFPB

Porfessora e pesquisadora de história da educação, vinculada ao Departamento de Fundamentação da Educação do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraiba.

Referências

ALMEIDA, José Ricardo Pires. Instrução pública no Brasil (1500-1889): História e Legislação. 2. ed. Tradução Antonio Chizzotti. São Paulo: EDUC, 2000.

BOTO, Carlota. A Escola do homem novo: entre o Iluminismo e a Revolução Francesa. São Paulo: Editora da UNESP, 1996.

LEWIN, Linda. Política e parentela na Paraíba. Trad. André Villalobos. RJ: Record, 1993.

ARAUJO, José Carlos Souza [et al.], (orgs.). As escolas normais no Brasil: do império à república. Campinas, SP: Alínea, 2008, p. 107-122.

MOACYR Primitivo. A instrução e o império (subsídios para a História da Educação no Brasil) 1854 -1888 2º Volume. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1937.

MONARCHA, Carlos. Escola Normal da Praça: o lado noturno das luzes. Campinas, São Paulo: Editora da Unicamp. 1999.

PINHEIRO, Antonio Carlos F.; CURY, Claudia Engler (Orgs). Leis e Regulamentos da Instrução da Paraíba no Período Imperial. Brasília: INEP, 2004. Disponível em http://www.inep.gov.br/estatisticas/cdeb_2004/PB.pdf. Acesso em 09/04/2007.

PINHEIRO, Antonio Carlos F. Permanências e mudanças nas prescrições destinadas à Instrução Pública da Parahyba do Norte (1852 A 1864). In: Anais eletrônicos do IX Congresso ibero-americano de História da Educação: educação, autonomia e identidades na América Latina. Rio de Janeiro, RJ: UERJ, 2009b, p. 1-12. (CD-ROM).

VILLELA, Heloisa de O. S O mestre-escola e a professora. In: LOPES, Eliane Marta T.; FARIA FILHO, Luciano Mendes, VEIGA, Cynthia G. (Orgs.) 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2000, p. 95-134.

Downloads

Publicado

2017-08-05

Como Citar

ARAÚJO, R. M. de S. INSTRUÇÃO PRIMÁRIA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PARAHYBA DO NORTE. Revista Educare (Online), [S. l.], v. 1, n. 1, p. 40–59, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/educare/article/view/35321-81626. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

História da Educação

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)