SÓCRATES E PROTÁGORAS: PARCERIA DIDÁTICA PARA FORMAÇÃO HUMANA
Resumo
O objetivo do presente estudo é verificar se há, no Protágoras, o que chamamos de cooperação didática entre as intervenções de Sócrates e as do personagem que dá nome ao diálogo, ao ponto de ambos concordarem quanto ao método de aquisição de um saber político. A discussão sobre a ensinabilidade da virtude (Nesse sentido, conferir artigo de José Lourenço Pereira da Silva. Sócrates contra a educação sofística no Protágoras. Revista Archai, Brasília, n. 03, pp. 87-96, Jul 2009. Disponível em http://archai.unb.br/revista.), apesar de configurar temática privilegiada pelos estudiosos do texto, não será o fio condutor desta intervenção. Preferiu-se, ao contrário, ressaltar os momentos em que parece haver uma parceria pedagógica, quase como se houvesse uma só proposta educativa. Esse é o foco do nosso trabalho.
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Referências
SEABRA FILHO, J. R.. Protágoras e a virtude ensinável. Letras Clássicas, São Paulo, v. 2, p. 57-66, 1998.
GABIONETA, Robson. Analisar as aparições de Protágoras nos diálogos Teeteto e Protágoras. 5º encontro de pesquisa na graduação em filosofia da Unesp. Vol. 3, nº 1, 2010.
TORDESILLAS. Platão, Prótagoras e o homem-medida, Dissertatio, 29, 2009, pp. 11-42.
SARAMANCH KIRNER, F.. Protagoras y el enunciado del ‘hombre medida’. Éndoxa: Series Filosóficas, n°5, 1995, UNED, Madrid, pp. 145-169.
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