EDUCAÇÃO EMOCIONAL E CURRÍCULO PATHS: UMA EXPERIÊNCIA PRÁTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DO SER
Resumo
Educar o ser integralmente sugere um estudo que contemple no processo formativo o indivíduo em suas múltiplas dimensões, isto é; formar priorizando aqueles aspectos inerentes ao ser humano dentre eles, as emoções. Diante da carência educacional no contexto Brasileiro, discorreu-se sobre o estudo de educação emocional em crianças. Neste sentido, verificou-se a viabilidade de uma aprendizagem que dê atenção aos aspectos emocionais. Durante a pesquisa, observou-se a relação do aluno e suas emoções propondo meios didáticos com base em um currículo de educação emocional, o Currículo PATHS 1994. Os resultados foram analisados a partir de desenhos confeccionados pelos sujeitos. Desta forma, foi possível verificar como o ensino refletiu positivamente no aperfeiçoamento do autocontrole infantil.
Palavras-chave: Autocontrole. Currículo PATHS. Educação emocional.
Downloads
Referências
BISQUERRA, R. Educación emocional y bienestar. Barcelona: Praxis, 2000.
______. Educación emocional y competencias básicas para la vida Revista de Investigación Educativa, v. 21, n.º 1, págs. 7-43, 2003.
CAMPBELL, L.; CAMPBELL, B.; e DICKINSON, D. Ensino e aprendizagem por meio das inteligências múltiplas. Tradução: Magda França Lopes. 2ª Ed. Porto Alegre – RS. Artimed, 2000.
CASASSUS, J. Fundamentos da educação emocional. Brasília: UNESCO, Liber Livro Editora, 2009.
CUBERO, L. N.; PÉREZ, C. R. Ciencias de la afectividad y educación emocional. In: CUBERO, L. N. Emociones, cultura y educación: un enfoque interdisciplinar. Universidad de Sevilla. Secretariado de Publicaciones: Sevilla, 2009.
DAMÁSIO, A. Em Busca de Espinosa: prazer e dor na ciência dos sentimentos. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.
DEWEY, J. Como pensamos: como se relaciona o pensamento reflexivo com o processo educativo, uma reexposição. 4ª edição. São Paulo: Editora Nacional, 1979.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 42.ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
GARDNER, HOWARD. Inteligências múltiplas: a teoria na prática. Porto Artmed,1995.
GOLEMAN, D. Inteligência emocional. 38 ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 1995.
______. Prefácio. In: SALOVEY, P. SLUYTER, D. J. Inteligência emocional da criança: aplicações na educação e no dia a dia. Rio de Janeiro: Campus, 1999.
______. Inteligência emocional: a teoria revolucionária que define o que é ser inteligente. Rio de Janeiro: Objetiva, 2007.
GREENBERG, L; RICE,L; ELLIOT, R. Facilitando el Cambio Emocional. Barcelona: Paidós, 1993.
IMBERNÓN, F. (Coord.).La educación en el siglo XXI: los retos del futuro inmediato. Editorial Graó, 1 ed. 1999.
KUSCHÉ, C. A.; GREENBERG, M. T. The PATHS Curriculum – Promoting Alternative Thinking Strategies. 7 Vols. South Deerfield, MA (USA): Channing L. Bete Co,1994.
LOURENÇO, D.A.C. A avaliação do desempenho docente: necessidades de formação percebidas pelos professores avaliadores- um contributo para a definição de um plano de formação. Universidade de Lisboa: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Dissertação de mestrado, 2008,p.175.
MOTA, A. P.F.S. Desenvolvimento emocional e relacional na educação infantil: implicações do PATHS e do CE à formação da criança e do educador. Trabalho de conclusão de curso (Dissertação). Universidade Federal de Pernambuco. CE, 2010.
PÉREZ-GONZÁLEZ, J. C. Revisión del aprendizaje social y emocional en el mundo. In R. BISQUERRA (Coord.). ¿Cómo educar las emociones? La inteligencia emocional en la infancia y la adolescencia. Esplugues de Llobregat, Barcelona: Hospital Sant Joan de Déu. p. 56-69, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Revista Educare (Online)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.