Pandemia e massacres em escolas

sacudindo raízes da cultura de violência

Autores

  • Fernando Cézar Bezerra de Andrade UFPB https://orcid.org/0000-0003-0554-2514
  • Catarina CARNEIRO GONÇALVES Universidade Federal de Pernambuco
  • Maria Clara Sena da Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Maria Clara Sena da Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Vital Fabrício do Nascimento

Resumo

Com um tom ensaístico, neste artigo objetivamos refletir sobre a cultura de violência que reside nos fundamentos de dois fenômenos aparentemente tão distintos, mas por ela aproximados: a pandemia de Covid-19, em curso, e os massacres em escolas. Após evidenciarmos alguns elementos em comum a esses eventos, que convergem para o reconhecimento da violência na cultura contemporânea, caracterizamo-la como enraizada em desigualdades socioeconômicas e identitária, forjadas historicamente para manter trocas econômicas e simbólicas injustas, e, ainda assim, naturalizadas por processos de significação, como aqueles educacionais – inclusive os escolares. Assim, a cultura é o terreno em que as violências são reproduzidas simbólica e materialmente, levando à recorrente possibilidade de sua justificação acrítica e das práticas de conservação de hierarquias desumanizadoras. Quanto à escola e sua tarefa educativa, os dispositivos simbólicos – particularmente preconceitos, estigmas e desengajamentos morais, criados para sustentar as desigualdades, são apontados como conteúdos a serem explicitados, a partir das rotinas e relações escolares mais automatizadas, e criticados pelo debate e reflexão, com vistas a superar práticas de violência. Resta, ao final, porém, o problema do alcance e da profundidade dos impactos que as práticas escolares conseguem promover no sentido da mudança que a humanização ética exige.

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Biografia do Autor

Fernando Cézar Bezerra de Andrade, UFPB

Departamento de Fundamentação da Educação - Centro de Educação - UFPB

Catarina CARNEIRO GONÇALVES, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Educação. Professora do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino da UFPE.

Maria Clara Sena da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Licencianda em Pedagogia na UFPB. Bolsista de Iniciação Científica (vigência 2019-2020).

Maria Clara Sena da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Licencianda em Pedagogia na UFPB. Bolsista de Iniciação Científica (vigência 2019-2020).

Vital Fabrício do Nascimento

Licenciando em Letras na UFPB. Voluntário de Iniciação Científica (vigência 2019-2020).

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Publicado

2020-06-29

Como Citar

ANDRADE, F. C. B. de; CARNEIRO GONÇALVES, C.; SENA DA SILVA, M. C.; SENA DA SILVA, M. C.; DO NASCIMENTO, V. F. Pandemia e massacres em escolas: sacudindo raízes da cultura de violência. Revista Educare (Online), [S. l.], v. 4, n. 2, p. 1–25, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/educare/article/view/53484. Acesso em: 5 maio. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ DIÁLOGOS FUNDAMENTAIS

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