Educação de Jovens e Adultos: as metas do PNE e a relação entre acesso e permanência dos alunos

Autores

  • Gabriele Bonck Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Paola Andressa Scortegagna Universidade Estadual de Ponta Grossa

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos. Plano Nacional de Educação. Acesso. Permanência.

Resumo

A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade direcionada a aqueles que não tiveram acesso e/ou permanência na escola durante a idade considerada apropriada. Para efetivação do direito à educação, o Plano Nacional de Educação, com vigência 2014-2024, direcionou metas e estratégias para todo o segmento educacional brasileiro, inclusive para a EJA. Esta pesquisa documental de abordagem qualitativa, objetivou analisar o cumprimento das metas vigentes no PNE 2014-2024, relacionadas ao acesso e permanência de alunos da EJA. Para tal, delineia-se a historicidade do PNE, os contextos que permearam seu estabelecimento, a EJA diante do estabelecimento das metas, os dados do Censo Escolar e o cumprimento das metas e, as possíveis relações com o acesso e permanência nesse segmento. Por fim, há reflexões sobre os avanços diante de um histórico de lutas ancorado pelo esperançar e pelo desejo de constituir identidade à EJA.

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Publicado

2024-05-14

Como Citar

BONCK, G. .; SCORTEGAGNA, P. A. Educação de Jovens e Adultos: as metas do PNE e a relação entre acesso e permanência dos alunos. Revista Educare (Online), [S. l.], v. 10, p. 1–34, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/educare/article/view/68686. Acesso em: 22 nov. 2024.