Início da carreira no ensino superior: recepção, integração e apoio institucional no Instituto Federal da Paraíba
Palavras-chave:
Início da carreira, Recepção, Instituto Federal da Paraíba.Resumo
O artigo apresenta parte dos resultados de um estudo que analisou como os professores em uma instituição plurricurricular, percebem sua trajetória no início de carreira no ensino superior. Para tanto, a pesquisa discutiu a recepção, a integração e o apoio institucional recebido por esses professores. O estudo é qualitativo, e utilizou como instrumento de coleta de dados, um questionário virtual, destinado aos docentes efetivos que atuam no ensino superior do IFPB/Campus João Pessoa, que ingressaram na carreira EBTT há até 7 anos.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasília – DF: Presidente da República, 2008. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm. Acesso: 15 de dez. de 2022.
BRASIL. Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 , que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/decreto/d9057.htm. Acesso em: 06 de fev. de 2024.
_______. Portaria nº 4.059, de 10 de dezembro de 2004 (dou de 13/12/2004, seção 1, p. 34). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/nova/acs_portaria4059.pdf. Acesso em: 06 de fev. de 2024.
_______. Portaria nº 4.059, de 10 de dezembro de 2004 (dou de 13/12/2004, seção 1, p. 34). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/nova/acs_portaria4059.pdf. Acesso em: 06 de fev. de 2024.
DGTI. Sobre o campus. Portal do IFPB, 2022. Diretoria Geral de Tecnologia da Informação —publicado 10/03/2016, última modificação 31/10/2022. Disponível em: https://www.ifpb.edu.br/joaopessoa/institucional/sobre-o-campus. Acesso em: 28 de maio de 2023.
ENCONTRO PARA DOCENTES INGRESSOS, 2022. Cartaz virtual. João Pessoa: DDE/DEPAP/IFPB, 2022. Disponível em: https://www.ifpb.edu.br/joaopessoa/noticias/copy12_of_modelo-ano/05/depap-promove-encontro-para-docentes-ingressos-no-campus-joao-pessoa. Acesso em: 18 de jun. de 2023.
GABARDO, Claudia Valéria; HOBOLD, Márcia de Souza. PROFESSORES INICIANTES: ACOLHIMENTO E CONDIÇÕES DE TRABALHO. Atos de Pesquisa em Educação, [S.l.], v. 8, n. 2, p. 530-549, ago. 2013. ISSN 1809-0354. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/3356>. Acesso em: 24 jan. 2024. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2013v8n2p530-549.
HUBERMAN, M. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, A. (Org.). Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto, 2000.
IFF. Projeto Pedagógico do Curso Formação Continuada Eletricista Industrial. Campus avançado São João da Barra. São João da Barra, RJ, 2018. Disponível em: https://portal1.iff.edu.br/nossos-campi/sao-joao-da-barra/cursos/arquivos-dos-cursos-do-campus-avancado-sjb/ppc-fic-eletricista-industrial.pdf. Acesso em: 08 de out. de 2023.
IFPB. Portaria n° 933/2016-Reitoria, de 23 de março de 2016. Disponível em: https://www.ifpb.edu.br/pre/assuntos/documentos-normativos/arquivos/portaria-933-2016-torna-disponivel-o-mapa-de-atividades.pdf. Acesso: 05 de fev. de 2024.
____. Programa de ambientação dos novos servidores. Departamento de Desenvolvimento de Pessoas – DDP/DGEP/IFPB. João Pessoa, s/d. Disponível em: https://www.ifpb.edu.br/servidor/todos-os-servidores/documentos/programa-ambientacao-para-novos-servidores-versao-3.doc/view. Acesso em: 15 de jun. de 2023.
KUENZER, Acacia Zeneida. A formação de professores para o ensino médio: velhos problemas, novo desafios. Educ. Soc., Campinas, v. 32, n. 116, p. 667-688, jul.-set. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/JB47HW4XrnBSbYT4zM5N6gh/abstract/?lang=pt. Acesso em: 10 de dez. de 2022.
MACHADO, Lucilia Regina de Souza. O desafio da formação dos professores para a EPT e PROEJA. Educ. Soc., Campinas, v. 32, n. 116, Sept. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/DDvbwbkydBpTjC4TwYf4gRB/?format=pdf&lang=pt. Acesso: 25 de jan. de 2024.
MELO, Amanda Tavares. IFPB CAMPUS SOUSA REALIZA EVENTO PARA RECEPÇÃO DE NOVOS PROFESSORES. Portal do IFPB, 2021. Publicado: 01/06/2021. Última modificação: 01/06/2021. Disponível em: https://www.ifpb.edu.br/sousa/noticias/2021/junho/ifpb-campus-sousa-realiza-evento-para-recepcao-de-novos-professores. Acesso em: 18 de jun. de 2023.
PIMENTA, Selma Garrido. Pedagogia e Pedagogos: caminhos e perspectivas. 2. ed. São Paulo. Cortez, 2006.
SILVA, F. R. da. ; SILVA, R. de S. .; CALIXTO, P. M. .; AZEVEDO, J. M. A. de . ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL E INTEGRAÇÃO DOCENTE: ARTICULAÇÃO NECESSÁRIA AO INÍCIO DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO EXTREMO OESTE DA AMAZÔNIA. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, [S. l.], v. 4, n. Especial, p. 165-189, 2020. DOI: 10.36524/profept.v4iEspecial.639. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/639. Acesso em: 12 jan. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Educare (Online)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.