Políticas públicas e contínuo esquecimento da região do Contestado

Autores

Palavras-chave:

Contestado, Políticas Públicas, Educação

Resumo

Este artigo visa a debater sobre a abordagem das políticas públicas voltadas ao território do Contestado, localizado no Meio Oeste de Santa Catarina. É fato que este assunto parece ser repetitivo, mas é preciso observar a sua complexidade. Desse modo, este texto tenta elucidar os problemas sociais e educacionais presentes dentro do município de Timbó Grande, Capital Catarinense Cabocla do Contestado, tendo em mente que esse município foi o último reduto da guerra que teve início com a disputa entre os estados de Santa Catarina e Paraná e acabou se findando entre a República e o povo caboclo, causando um dos maiores genocídios impetrados pelo exército brasileiro na aurora do século XX. É possível dizer que os descendentes desses caboclos herdaram muitas coisas positivas, como a cultura, a bondade, a fé; mas também receberam heranças negativas como o medo, o apagamento histórico, a perseguição à cultura dessa região e o esquecimento das políticas públicas voltadas ao Contestado. Por isso, este texto visa abordar que a pobreza, decorrente desse conflito, não é somente marcada pela falta de renda, mas pela falta de compreensão da realidade e de entendimento das origens desse povo. Dessa forma, entende-se que o principal meio de mudança perpassa a criação de mecanismos de empoderamento do povo caboclo, para assim diminuir as desigualdades estabelecidas através dos tempos a esta população, que é marginalizada há muito tempo. E um meio de empoderamento necessário, tangível e possível é a educação. Além disso, vale salientar que este trabalho foi desenvolvido com base em fontes bibliográficas e que seu viés é interpretativo, com caráter qualitativo.

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Biografia do Autor

Joel Cezar Bonin, PPGEB - UNIARP

Docente e Pesquisador dos Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Sociedade e Profissional em Educação Básica da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe–UNIARP. 

Juan Miguel González Velasco, Universidad Mayor de San Andrés - La Paz - Bolivia

Docente da Facultad de Ciencias Farmacéuticas y Bioquímicas da Universidad Mayor de San Andrés – UMSA, La Paz, Bolívia. Doutor em Educação.

Leonardo Aparecido de Lima da Silva, PPGEB - UNIARP

Mestrando do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação Básica da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe –UNIARP. Bolsista FAPESC-2023-2024.

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Publicado

2024-07-26

Como Citar

BONIN, J. C.; VELASCO, J. M. G.; SILVA, L. A. de L. da. Políticas públicas e contínuo esquecimento da região do Contestado. Revista Educare (Online), [S. l.], v. 10, p. 1–20, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/educare/article/view/69682. Acesso em: 22 dez. 2024.