As políticas públicas brasileiras de formação técnica profissional e as percepções de discentes e docentes sobre o desenvolvimento socioemocional

Autores

Palavras-chave:

Desenvolvimento Socioemocional, Formação Técnica, Políticas Públicas, Competências Profissionais

Resumo

Este estudo buscou compreender as percepções de discentes e docentes em relação ao desenvolvimento socioemocional no contexto formativo técnico profissional brasileiro. O estudo é qualitativo-quantitativo, descritivo e exploratório. A coleta dos dados contemplou a análise documental e bibliográfica sobre as políticas públicas brasileiras pertinente à formação técnica e profissional. Além disso, foi aplicado um questionário em escala Lickert com 155 discentes e uma entrevista semiestruturada com 22 docentes de uma instituição de ensino técnico em um município localizado na região metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo. Foi utilizado o aplicativo Surveymonkey para coleta de dados dos questionários e o software IRaMuTeQ, como apoio para organização e categorização dos dados das entrevistas. Os resultados indicam a necessidade de um ambiente educacional que promova o desenvolvimento integral do aluno inserido na formação técnica e profissional, destacando a importância das competências socioemocionais no enfrentamento dos desafios profissionais e pessoais. As conclusões derivadas desta pesquisa oferecem contribuições significativas para a compreensão do papel dessas competências no cenário educacional brasileiro e latino-americano.

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Biografia do Autor

Luiz Fernando Ventura, Universidade de Taubaté

Mestrando do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidsde de Taubaté.

Matheus Oliveira Vieira, Universidade de Taubaté

Mestrando do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade de Taubaté.

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Publicado

2024-05-14

Como Citar

VENTURA, L. F. .; MONTEIRO, P. O.; VIEIRA, M. O. . As políticas públicas brasileiras de formação técnica profissional e as percepções de discentes e docentes sobre o desenvolvimento socioemocional. Revista Educare (Online), [S. l.], v. 10, p. 1–29, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/educare/article/view/69691. Acesso em: 22 dez. 2024.