Formação continuada de professores da educação básica

uma revisão sistemática

Autores

Palavras-chave:

Formação continuada de professores, Educação Básica, Revisão Sistemática, Transdisciplinaridade, Ecoformacao

Resumo

Este artigo apresenta uma síntese de uma pesquisa mais ampla que aborda a concepção de uma proposta formativa complexa, transdisciplinar e ecoformadora, desenvolvida por meio de um processo de cocriação, visando estabelecer um diálogo com os construtos das pesquisas no campo da pós-graduação, que se concentram na formação continuada de professores da educação básica, dialogando com autores que discutem essas temáticas. Tal abordagem permitirá uma análise aprofundada e contextualizada, contribuindo para um entendimento mais abrangente e crítico das práticas formativas a partir da seguinte indagação: quais são as particularidades a serem consideradas na concepção de uma proposta de formação complexa, transdisciplinar e ecoformativa, construída através de um processo de cocriação, visando a aproximação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a atenção às necessidades dos educadores da Escola pertencente à Rede Municipal de Ensino de XXXX? A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, de natureza descritiva, e empregou a técnica da RS aplicada no banco de dados da Capes, abrangendo o período de 2018 a 2023.  A partir da análise dos estudos selecionados, foram identificados diversos elementos que visem à promoção de uma educação alinhada com as demandas atuais da educação. 

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Biografia do Autor

Edna Liz Prigol, UNIARP

Pós-doutora, Doutora e Mestre em Educação. Pedagoga. Professora do Programa de Pos-Graduação Profissional em Educacção Basica - Uniarp.

Marilise Edineia dos Anjos Berres Kampmann, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, Brasil

Mestre em Educação Básica (PPGEB) da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP). Graduada em Letras - Espanhol pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciência e Letras - União da Vitória /PR (2005). Pós-Graduada em Língua Portuguesa e Literaturas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras - União da Vitória/PR e Educação Infantil e Anos Iniciais - Faculdade Futura - SP. Vinculado ao Membro do Grupo de Pesquisa em Complexidade, Ecoformação e Transdisciplinaridade (GCET). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Básica. Linha de pesquisas nos temas: Formação docente; planejamento do ensino; metodologias de ensino; transdisciplinaridade; ecoformação. Docente da Escola Municipal Professora Romanzini de Melo da Rede Municipal de Ensino de União da Vitória, Paraná. 

Myriam Esther Ortiz, Universidad Simón Bolívar, Barranquilla-Colombia

Doctora en Educación. Magister en Educación. Psicóloga. Profesora investigadora Universidad Simón Bolívar . Barranquilla.Colombia.

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Publicado

2024-07-25

Como Citar

PRIGOL, E. L. .; KAMPMANN, M. E. dos A. B. .; ORTIZ, M. E. . Formação continuada de professores da educação básica: uma revisão sistemática. Revista Educare (Online), [S. l.], v. 10, p. 1–34, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/educare/article/view/69753. Acesso em: 27 jul. 2024.