Formação continuada de professores da educação básica

uma revisão sistemática

Autores

Palavras-chave:

Formação continuada de professores, Educação Básica, Revisão Sistemática, Transdisciplinaridade, Ecoformacao

Resumo

Este artigo apresenta uma síntese de uma pesquisa mais ampla que aborda a concepção de uma proposta formativa complexa, transdisciplinar e ecoformadora, desenvolvida por meio de um processo de cocriação, visando estabelecer um diálogo com os construtos das pesquisas no campo da pós-graduação, que se concentram na formação continuada de professores da educação básica, dialogando com autores que discutem essas temáticas. Tal abordagem permitirá uma análise aprofundada e contextualizada, contribuindo para um entendimento mais abrangente e crítico das práticas formativas a partir da seguinte indagação: quais são as particularidades a serem consideradas na concepção de uma proposta de formação complexa, transdisciplinar e ecoformativa, construída através de um processo de cocriação, visando a aproximação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a atenção às necessidades dos educadores da Escola pertencente à Rede Municipal de Ensino de XXXX? A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, de natureza descritiva, e empregou a técnica da RS aplicada no banco de dados da Capes, abrangendo o período de 2018 a 2023.  A partir da análise dos estudos selecionados, foram identificados diversos elementos que visem à promoção de uma educação alinhada com as demandas atuais da educação. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edna Liz Prigol, UNIARP

Pós-doutora, Doutora e Mestre em Educação. Pedagoga. Professora do Programa de Pos-Graduação Profissional em Educacção Basica - Uniarp.

Marilise Edineia dos Anjos Berres Kampmann, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, Brasil

Mestre em Educação Básica (PPGEB) da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP). Graduada em Letras - Espanhol pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciência e Letras - União da Vitória /PR (2005). Pós-Graduada em Língua Portuguesa e Literaturas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras - União da Vitória/PR e Educação Infantil e Anos Iniciais - Faculdade Futura - SP. Vinculado ao Membro do Grupo de Pesquisa em Complexidade, Ecoformação e Transdisciplinaridade (GCET). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Básica. Linha de pesquisas nos temas: Formação docente; planejamento do ensino; metodologias de ensino; transdisciplinaridade; ecoformação. Docente da Escola Municipal Professora Romanzini de Melo da Rede Municipal de Ensino de União da Vitória, Paraná. 

Myriam Esther Ortiz, Universidad Simón Bolívar, Barranquilla-Colombia

Doctora en Educación. Magister en Educación. Psicóloga. Profesora investigadora Universidad Simón Bolívar . Barranquilla.Colombia.

Referências

ALVES, T. et al. Novo Fundeb: O sistema híbrido e o direito à educação. Acesso e qualidade. São Paulo: Campanha Nacional pelo Direito à Educação, 2019. (Mimeo).

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 20 jun. 2022.

BRASIL, Lei Complementar nº 501, de 09/09/2015. Dispõe sobre o Plano de Carreira, Cargos e Salários dos Profissionais do Magistério da Educação Básica da Rede Municipal de Ensino de Uberaba, Estado de Minas Gerais, e dá outras providências. Disponível em: https://leismunicipais.com.br/a/mg/u/uberaba/lei-complementar/2015/51/501/lei-complementar-n-501-2015-dispoe-sobre-o-plano-de-carreira-cargos-e-salarios-dos-profissionais-do-magisterio-da-educacao-basica-da-rede-municipal-de-ensino-de-uberaba-estado-de-minas-gerais-e-da-outras-providencias. Acesso em: 18 mar. 2024

BRASIL. Ministério da Educação. Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense. Florianópolis, SC: Governo do Estado, Secretaria de Estado da Educação, 2019. Disponível em:http://www.cee.sc.gov.br/index.php/currículo-base-do-territorio-catarinense. Acesso em: 18 marc. 2024.

BRASIL, Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares da Educação Básica de Itajaí, 2015. Disponível em: http://www.educacao.itajai.sc.gov.br/. Acesso em: 18 mar. 2024.

CAMPOS, D. E. M. A formação continuada de professores: cartografando experiências na rede municipal de ensino de Caruaru – PE. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.

CASTILHO, Elizabeth Melnyk; DALGALLO, Andreza Kerli Corrêa. Saberes e Práticas Pedagógicas: Mapeando percursos, buscando alternativas e analisando questões. Porto União: Uniporto, 2016.

FREIRE, Paulo. A educação é um ato político. Cadernos de Ciência, Brasília, n. 24, p.21-22, jul. /ago. /set.07/1991.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.

GATTI, B. A. A formação inicial de professores para a educação básica: As licenciaturas. Revista USP, São Paulo, n. 100, p. 33-46, 2014. Disponível em:

http://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/76164. Acesso em: 18 dez. 2020.

GATTI, Bernardete Angelina. Formação de professores, complexidade e trabalho docente. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 17, n. 53, p. 721-737, abr. 2017 . Disponível em: <http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981- 416X2017000300721&lng=pt&nrm=iso>. Acesso: em 27 ago. 2023. Epub 28-Fev-2020. https://doi.org/10.7213/1981-416x.17.053.ao01

GOIS, Andreia de Souza. As vozes das professoras alfabetizadoras sobre a formação continuada e a prática pedagógica mediadas pelas Diretrizes Curriculares da Educação Básica de Itajaí/SC. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto Federal Catarinense, Camboriú, 2022.

IMBERNÓN, Francisco. Qualidade do ensino e formação do professorado: uma mudança necessária. São Paulo: Cortez, 2016.

LUPPI, Mônica Aparecida Rodrigues; BEHRENS, Marilda Aparecida; SÁ, Ricardo Antunes de. A formação de professores e as contribuições do pensamento complexo. Educação, Santa Maria, RS, v. 46, n.1, p. e17/ 1-27, 2021. DOI: 10.5902/1984644440066. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/40066. Acesso em: 15 set. 2021.

MEDEIROS, D. G. Base Nacional Curricular: a formação das professoras de crianças da educação básica. 2022. Tese (Doutorado em Educação) –Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2022.

NÓVOA, António. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa, [s. l.], v. 47, n. 166, p.1106-1133, out./dez., 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/198053144843. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-15742017000401106&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 20 ago. 2020.

SENKIV, C. C. C. As contribuições da psicóloga escolar nos processos de ensino a partir da ecoformação. 2020. 81f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Básica) – Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, Caçador, 2020.

RAMOS, Altina; FARIA, Paulo M.; FARIA, Ádila. Revisão sistemática de literatura: contributo para a inovação na investigação em ciências da educação. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 14, n. 41, p. 17-36, abr. 2014. Disponível em <http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416X2014000100002&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 20 mar. 2024

ROEVER, Leonardo. Guia prático de revisão sistemática e metanálise. RJ: Thieme Revinter, 2019.

SANSOLOTTI, Simone de Oliveira; COELHO, Marcus Nascimento. O conceito de formação continuada e a sua concepção de acordo com Imbernón, Nóvoa e Libâneo. Avanços & Olhares, Barra do Garças, n. 3, p. 206-219, 2019. Disponível em: https://revista.institutoiesa.com/arquivos/182. Acesso em: 5 mai. 2022.

SPIRANDELI, F. F. O. Os processos de formação continuada da rede municipal de ensino de Uberaba – MG. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2022.

TORRE, S. de la; ZWIEREWICZ, M. Projetos criativos ecoformadores. In: ZWIEREWICZ, M.; TORRE, S. de la. (Coord.). Uma escola para o século XXI: escolas criativas e resiliência na educação. Florianópolis: Insular, 2009. p. 153-175.

THORPE, R. et al. Using knowledge within small and medium sized firms: a systematic review of the evidence. International Journal of Management Reviews, v. 7, n. 4, p. 257-281, 2005.

VIEIRA, A. A. S. A formação continuada de professoras/es pelo PNAIC: repercussões na prática pedagógica nos anos iniciais do Ensino Fundamental em Bom Retiro (SC). 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) –Universidade do Planalto Catarinense, Lages, 2022.

ZARA, T. O. Análise de processos de formação docente sobre práticas de ensino diferenciado. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.

ZERBATO, A. Desenho universal para aprendizagem na perspectiva da inclusão escolar: potencialidades e limites de uma formação colaborativa. Tese (doutorado) - Universidade Federal de São Carlos. Campus São Carlos. São Carlos, 298 f, 2018.

ZWIEREWICZ, Marlene et al. Pensamento complexo, Transdisciplinaridade e ecoformação na Educação Básica e suas implicações em pesquisas com intervenção. Alagoas. Debates em educação, Maceió, v. 12, n. 28, p. 691-704, set./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p691-704. Disponível em: ttps://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/9775. Acesso em: 20 jul. 2022.

Downloads

Publicado

2024-07-25

Como Citar

PRIGOL, E. L. .; KAMPMANN, M. E. dos A. B. .; ORTIZ, M. E. . Formação continuada de professores da educação básica: uma revisão sistemática. Revista Educare (Online), [S. l.], v. 10, p. 1–34, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/educare/article/view/69753. Acesso em: 22 nov. 2024.