Inclusão e equidade na formação do Pedagogo

análise da matriz curricular de um curso de Pedagogia

Autores

  • Cesar Augusto Eugenio Universidade de Taubaté
  • Donizete dos Santos Santana Universidade de Taubaté

Palavras-chave:

equidade, inclusão, Pedagogia

Resumo

A formação do pedagogo é um processo complexo, pois, ao mesmo tempo em que se precisa oferecer uma dimensão prática pelas disciplinas que visam desenvolver habilidades para o exercício profissional, é necessário garantir os fundamentos históricos, filosóficos, sociológicos, que sustentem os debates sobre os mais variados temas que afligem a sociedade contemporânea, como inclusão e equidade. De natureza exploratória e documental, foram analisados a matriz curricular e o ementário do curso de Pedagogia de uma Universidade de um município da Região Metropolitana do Vale do Paraíba paulista. O objetivo foi identificar e problematizar as formas pelas quais os temas inclusão e equidade são evidenciados e, pretensamente, discutidos. Observou-se que tais temas estão presentes, principalmente, nas disciplinas Educação e Diversidade Cultural, Educação Especial: políticas e práticas pedagógicas I e II, Escola e Currículo, e Educação Inclusiva e Libras, o que pode ser uma evidência da preocupação do curso com a inclusão e equidade na formação do pedagogo. No entanto, percebeu-se que o potencial de discussão presente em Didática, Psicologia, Filosofia, História e Sociologia da Educação, poderia evidenciar estes temas em seu escopo e referências, o que ampliaria o espaço de debate, sem perder de vista o grupo de disciplinas de Conteúdos e Metodologia de Ensino que, também, poderia contribuir mais diretamente neste processo formativo. Por fim, concluiu-se que, apesar de o curso analisado apresentar os temas em questão em sua matriz e ementário, ainda carece de maior atenção em relação à inclusão e equidade no processo de formação do pedagogo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Donizete dos Santos Santana, Universidade de Taubaté

Possui graduação em Filosofia( 2013), História (2016), Segunda Licenciatura em Sociologia (2017), Pedagogia (2017) e Geografia (2022) pela Universidade de Taubaté .Teologia pela Universidade Claretiano. Pós graduação em Filosofia e Existência pela Católica de Brasilia (2015), Especialização em Psicopedagogia pela Universidade Dom Alberto , Especialização em Aconselhamento e Psicologia Pastoral pela Universidade Dom Alberto, Especialização em Pedagogia Social e EJA pela Universidade Dom Alberto, Especialização em Neuropscopedagogia pela Universidade Dom Alberto . Atualmente é professor da Escola Estadual Segundo Major Aviador José Mariotto Ferreira e Militar da Força Aérea Brasileira.

Referências

ADORNO, T.W. Educação e Emancipação. 2.ed. Trad.: Wolfgang Leo Maar. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.

BRASIL, Ministério da Educação. Senado Federal. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96). 7.ed. Brasília, 2023.

BRASIL, Senado Federal. Constituição da República Federativa do Brasil. Texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988, com as alterações determinadas pelas Emendas Constitucionais de Revisão nos 1 a 6/94, pelas Emendas Constitucionais nos 1/92 a 91/2016 e pelo Decreto Legislativo no 186/2008. Brasília, 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução n. 02. Brasília, 1º de julho de 2015.

BOFF, L. Saber Cuidar: ética do humano, compaixão pela terra. Petrópolis/RJ: Vozes, 1999.

EUGENIO, C.A.; CAPOSTAGNO, C.E.L.; CORREIA, F.G.M.R. Gestão democrático-participativa e equidade no ensino superior: experiências e debates. In: Latin American Journal of Business Management. v.14, n.2, jul-dez |2023. Taubaté, SP, Brasil. ISSN: 2178-4833. p. 117-135.

FICHTNER, B. A Escola Cidadã na perspectiva vygotskiana. In: AZEVEDO, José C. et al. Utopia e democracia na Educação Cidadã. Porto Alegre: Editora UFRGS / Secretaria Municipal de Educação, 2000.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 6.ed. São Paulo. Paz e Terra, 1997.

Gil, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2017.

MARX, K. O Capital: crítica da economia política. 7.ed. Trad.: Reginaldo Sant’anna. São Paulo: DIFEL, 1982.

PATTO, Maria Helena. Políticas atuais de inclusão escolar: reflexão a partir de um recorte conceitual. In: BUENO, J. G. S.; MENDES, G. M. L.; SANTOS, R. A. Deficiência e escolarização: novas perspectivas de análise. São Paulo: Junqueira Marins; Brasília: Capes, 2008.

REALE, G. e ANTISERI, D. História da Filosofia: São Paulo: Paulus, 2007.

SAVIANI, Demerval. História das Ideias Pedagógicas no Brasil. 3.ed. Campinas/SP: Autores Associados, 2011.

SILVA, T.T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17.ed. Petrópolis/RJ: Vozes, 2014.

THERRIEN, J. De alguns princípios da pedagogia e os impasses na definição

desse campo de saber profissional. In: XIII ENDIPE. Recife. Anais. 2006a.

THERRIEN, J. Os saberes da racionalidade pedagógica na sociedade contemporânea. In: Revista Educativa, Goiânia, v. 9, n. 1, p. 67-81, jan/jun. 2006b.

Downloads

Publicado

2024-06-24

Como Citar

EUGENIO, C. A.; DOS SANTOS SANTANA, D. Inclusão e equidade na formação do Pedagogo : análise da matriz curricular de um curso de Pedagogia. Revista Educare (Online), [S. l.], v. 10, p. 1–27, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/educare/article/view/69889. Acesso em: 22 dez. 2024.