Profissionalidade docente em foco: um estudo sobre o PIBID/Pedagogia em universidades públicas de Pernambuco

Autores

Palavras-chave:

Profissionalidade, Formação inicial docente, PIBID/pedagogia.

Resumo

Por meio da compreensão de que a formação identitária do futuro professor se dá por experimentações e vivências, tanto no universo da universidade quanto fora dela, surgiram programas governamentais para estreitar os laços e direcionar a universidade para o ambiente escolar, colaborando com a vivência da prática no processo de formação docente. Dentre esses programas, encontra-se o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), que acontece, primeiramente, na formação inicial de professores, com a finalidade de intermediar atividades voltadas para a formação profissional do docente. Nesse sentido, esta pesquisa teve por objetivo compreender a importância do PIBID/Pedagogia para a formação inicial de professores, com foco na profissionalidade docente. Para tanto, realizamos uma pesquisa de caráter qualitativo, com egressos do curso de pedagogia, de universidades públicas de Pernambuco. Na coleta dos dados, usamos formulários eletrônicos com os sujeitos desta pesquisa. Após a coleta de dados, realizamos a organização e categorização dos mesmos para chegarmos às interpretações e inferências que culminaram nos resultados apresentados. Os dados obtidos, mostram que o PIBID/Pedagogia contribui para o fortalecimento da profissionalidade do futuro docente pedagogo, pois permite que os/as bolsistas tenham uma formação a partir do chão da escola. Nesse processo, a construção de saberes e competências docentes é possibilitada através das trocas formativas entre Pibidianos e professores das escolas públicas, favorecendo a formação profissional e experiências indispensáveis para atuação nas escolas.

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Biografia do Autor

Bruna Tarcília Ferraz, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco e Professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Marina Catolé Guimarães Cordeiro Costa

Pedagoga formada pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - 2018 (UFRPE). Mestranda em educação culturas e identidades (UFRPE/Fundaj). É pós-graduada em Educação Especial Inclusiva pela a Faculdade UniBF, 2019 ( UniBF) e Psicomotricidade Relacional (ICONE/CEAM). Durante a graduação foi bolsista de iniciação científica PIBIC/UFRPE/CNPq, pelo grupo de grupo de Estudos em Educação Ambiental, Docência e Contemporaneidade (GEEADC/UFRPE/2018). Foi aluna pesquisadora do programa institucional de iniciação cientifica (PIC/UFRPE/2016). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), durante os anos de 2016 à 2017 pela UFRPE/CAPES. Pesquisa sobre Formação inicial e continuada de Professores e Profissionalidade docente. É pesquisadora nas áreas de educação e psicomotricidade

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Publicado

2024-06-24

Como Citar

FERRAZ, B. T.; COSTA , M. C. G. C. . Profissionalidade docente em foco: um estudo sobre o PIBID/Pedagogia em universidades públicas de Pernambuco. Revista Educare (Online), [S. l.], v. 10, p. 1–22, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/educare/article/view/70233. Acesso em: 17 jul. 2024.