Lei nº 10.639, de 2003: a cultura científica antirracista nos currículos do curso de Pedagogia no Brasil

Autores

  • Andréa Giordanna Araujo da Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Yan Soares Santos UFPB

Palavras-chave:

Currículo, Pedagogia, Formação de Professores, Lei nº 10.639/03

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADICHIE, Chimamanda Ngozi. O perigo de uma história única. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

ARROYO, Miguel G. Currículo, território em disputa. Petrópolis: Vozes, 2011.

BRASIL. Lei 10.639, de 09 de janeiro de 2003, que altera a Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e cultura Afro-Brasileira”, e dá outras providências. Brasília, 2003.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei n. 11.645 de 10 de Março de 2008. Altera a Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 11 mar. 2008.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das relações étnico raciais e para o ensino da História afro-brasileira e africana. Brasília/DF: SECAD/ME, 2004.

BRASIL. Plano Nacional das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, Brasília: SECAD; SEPPIR, junho, 2009.

BRASIL. Diretrizes Operacionais para a implementação da história e das culturas dos povos indígenas na Educação Básica, em decorrência da Lei nº 11.645/2008. Parecer CNE/CEB nº 14/2015, Diário Oficial da União. Seção 1, Brasília/DF, p. 43, 18 abr. 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica. Brasília, DF: MEC/CNE, 2015.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica. Brasília, DF: MEC/CNE, 2019.

CHAUÍ, Marilena. O que é ideologia. São Paulo: Ed. Brasiliense, 2008.

GOMES, Nilma Lino. O Movimento Negro Educador: saberes construídos nas lutas por emancipação. Petrópolis: Vozes, 2017.

hooks, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2017.

NASCIMENTO, Abdias. O quilombismo: documentos de uma militância pan-africanista. São Paulo: Perspectiva, 2019.

NOVAES, Henrique. O fetiche da tecnologia: a experiência das fábricas recuperadas. São Paulo: Expressão Popular, 2008.

PIZA, Suze de Oliveira Piza; PANSARELLI, Daniel. Sobre a descolonização do conhecimento: a invenção de outras epistemologias. Estudos de religião, v. 26, n. 43, p. 25-35, 2012.

PIZA, Suze. Pensamento descolonial: Achille Mbembe e a Necropolítica.

Quem somos nós?, YouTube, 03 de março 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Cv3pRBnTNiU. Acesso em: 4 jul. 2023.

RUFINO, Luiz. Vence-demanda: educação e descolonização. Rio de Janeiro: Mórula, 2021.

SANTOMÉ, Jurjo Torres. Currículo escolar e justiça social: o cavalo de Troia da educação. Porto Alegre: Penso, 2013.

SANTOS, Antônio Bispo dos. Colonização, quilombos: modos e significados. Brasília: Ayô, 2015.

WEST, Cornel. Genealogia do racismo, 2002.

DOCUMENTOS

UEPB. Projeto Pedagógico de Curso PPC: Pedagogia (Licenciatura). Universidade Estadual da Paraíba. Núcleo docente estruturante. Guarabira: EDUEPB, 2016.

UEPB. Projeto Pedagógico de Curso PPC: Pedagogia (Licenciatura). Universidade Estadual da Paraíba CEDUC; Núcleo docente estruturante. Campina Grande: EDUEPB, 2016.

UERGS. Projeto Pedagógico de Curso: Pedagogia (Licenciatura). Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Ciências Humanas. Porto Alegre, 2021.

UFAL. Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia (Licenciatura). Núcleo

Docente Estruturante e Docentes Colaboradores, Arapiraca, 2018.

UFAL. Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Pedagogia (Licenciatura). Universidade Federal de Alagoas. A. C. Simões, 2019.

UFAL. Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia. Universidade Federal de Alagoas. Delmiro Gouveia, 2018.

UFMA. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia. Faculdade de Educação, Manaus, 2018.

UFES. Projeto Pedagógico de Curso: Pedagogia (Licenciatura/Matutino/Noturno). Centro de Educação, Ciências Humanas, Vitória, 2018.

UFPB. Projeto Político-Pedagógico do Curso de Graduação em Pedagogia, modalidade Licenciatura. Resolução n° 14/2019, CONSEPE, Centro de Ciências Aplicadas e Educação – CCAE, Campus IV, Mamanguape, 2019.

UFPR. Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia (Licenciatura). Setor de Educação, Representantes do NDE, Curitiba, 2018.

UFRN. Projeto Pedagógico (Licenciatura em Pedagogia). Centro de Ensino Superior do Seridó, Departamento de Educação, Natal, 2018.

UFSC. Projeto Político Pedagógico do Curso de Pedagogia. Centro de Ciências da Educação, Florianópolis, 2020.

UFT. Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Licenciatura em Pedagogia. CONSEPE. Resolução nº 27, Miracema, 2018.

UNB. Projeto Político Pedagógico do Curso de Pedagogia. PPPC, Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Brasília, 2018.

UNESPAR. Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia. PROGRAD, União da Vitória, 2018.

UNESPAR. Projeto Político Pedagógico do Curso de Pedagogia. PROGRAD, Paranaguá, 2020.

UNESPAR. Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia. Colegiado de Pedagogia, Campo Mourão, 2018.

UNESPAR. Projeto Pedagógico de Curso Pedagogia. Colegiado de Pedagogia, PROGRAD, Apucarana, 2018.

UNESPAR. Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia. Colegiado de Pedagogia, Paranavaí, 2019.

UNIFESP. Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia. Departamento de Educação, Escola de Filosofia e Ciências Humanas, Guarulhos, 2020.

UNIR. Projeto Pedagógico Curso de Licenciatura em Pedagogia (adequação). Departamento de Ciências da Educação. Resolução n. 469/CONSEA, Ariquemes, 2018.

UNIR. Projeto Pedagógico do Curso – PPC: adaptação e convalidação: graduação em Pedagogia - Licenciatura, DCHS, Ji-Paraná, 2018.

Downloads

Publicado

2024-10-30

Como Citar

ARAUJO DA SILVA, A. G. . .; SOARES SANTOS, Y. Lei nº 10.639, de 2003: a cultura científica antirracista nos currículos do curso de Pedagogia no Brasil. Revista Educare (Online), [S. l.], v. 11, n. Especial, p. 1–28, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/educare/article/view/70768. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO DO/PARA E COMO NEGRO NO BRASIL: DO ENSINO BÁSICO AO SUPERIOR

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)