Os objetos de museus, entre a classificação e o devir

Autores

  • Bruno Brulon UNIRIO

Palavras-chave:

Museologia, Informação, Objetos de Museu, Categorias Classificatórias, Objeto-devir

Resumo

Introduz uma reflexão sobre os enquadramentos tradicionalmente impostos aos objetos de museu questionando a sua sustentação empírica na contemporaneidade. Chama atenção para uma mudança de percepção sobre os musealia em função principalmente de dois fenômenos distintos, quais sejam: (1) o novo sentido conferido ao objeto artístico pela arte contemporânea atuando na reordenação dos enunciados sobre os objetos e os valores neles investidos; e (2) o advento dos ecomuseus, que relegam ao segundo plano do discurso museal os objetos materiais se voltando para a musealização das relações do humano com o seu meio. Destaca que, em ambos os casos, as categorias classificatórias que comportam os objetos nos museus tradicionais são perturbadas levando à concepção de uma nova categoria de pensamento que propomos chamar de objeto-devir. Discute a especificidade dos objetos musealizados a partir de diferentes correntes de pensamento que tangenciam a teoria do objeto, como se dão os processos de produção de sentido e de valores quando um objeto entra na cadeia museológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Brulon, UNIRIO

Doutor em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense, Brasil. Professor Adjunto no Departamento de Estudos e Processos Museológicos da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil.

Downloads

Publicado

2015-01-29

Como Citar

Brulon, B. (2015). Os objetos de museus, entre a classificação e o devir. Informação &Amp; Sociedade, 25(1), 037. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/025

Edição

Seção

Artigos de Revisão