Panorama da produção conjunta entre Brasil e Espanha indexada na WoS entre 2006-2012: indicadores de atividade, especialização e colaboração

Autores

  • Ana Maria Mielniczuk de Moura UFRGS
  • Daniela De Filippo Universidad Carlos III de Madrid
  • María Luisa Lascurain Sánchez Universidad Carlos III de Madrid
  • Samile Andréa de Souza Vanz UFRGS
  • Sonia Caregnato UFRGS

Palavras-chave:

Produção científica, Brasil, Espanha, Colaboração

Resumo

Diferentes estudos apontam os benefícios da colaboração internacional na ciência, o que justifica investigação sobre as características de colaboração bilateral entre países. Neste trabalho, analisa-se a produção científica em colaboração entre Brasil e Espanha a partir dos dados recuperados na Web of Science (WoS) de 6117 documentos publicados conjuntamente pelos dois países entre 2006-2012. Foram calculados os seguintes indicadores bibliométricos: a) Atividade (número de documentos, tipologia e idioma); b) Especialização (categorias da WoS e agregação em grandes áreas temáticas; c) Colaboração bi e multilateral. Os dados mostram que, quando Espanha e Brasil publicam com outros países, são mais produtivos em Física (21%) e Medicina não-interna (20%). No entanto, a produção em colaboração bilateral destaca-se na área de Química. Os principais parceiros do Brasil e Espanha são os Estados Unidos, França, Reino Unido, Alemanha e Itália. Demonstrou-se que o percentual de documentos publicados em conjunto cresceu entre 2006 e 2012 mais do que a produção de cada país em separado, o que demonstra a importância da colaboração para ambos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Maria Mielniczuk de Moura, UFRGS

Doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil. Professora adjunta e diretora da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil.

Daniela De Filippo, Universidad Carlos III de Madrid

Doutora em Biblioteconomía y Documentación pela Universidad Carlos III de Madrid, Espanha. Pesquisadora do Laboratorio de Estudios Métricos de la Información da Universidad Carlos III de Madrid, Espanha.

María Luisa Lascurain Sánchez, Universidad Carlos III de Madrid

Doutora em Documentación pela Universidad Carlos III de Madrid, Espanha. Professora Titular do Departamento de Biblioteconomía y Documentación da Universidad Carlos III de Madrid, Espanha.

Samile Andréa de Souza Vanz, UFRGS

Doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil. Professora Adjunta do Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil.

Sonia Caregnato, UFRGS

Doutora em Information Studies pela University of Sheffield, Inglaterra. Professora Associada do Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil

Downloads

Publicado

2015-04-09

Como Citar

Moura, A. M. M. de, De Filippo, D., Lascurain Sánchez, M. L., Vanz, S. A. de S., & Caregnato, S. (2015). Panorama da produção conjunta entre Brasil e Espanha indexada na WoS entre 2006-2012: indicadores de atividade, especialização e colaboração. Informação &Amp; Sociedade, 25(1), 082. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/067

Edição

Seção

Memórias Científicas Originais