Usuários da informação sob a perspectiva fenomenológica: revisão de literatura e proposta de postura metodológica de pesquisa

Autores

  • Tatiane Krempser Gandra UFMG
  • Adriana Bogliolo Sirihal Duarte UFMG

Palavras-chave:

Usuários da Informação. Fenomenologia, Comportamento informacional

Resumo

Apresenta possíveis contribuições da fenomenologia para a Ciência da Informação, especialmente os estudos de usuários da informação, reforçando o movimento de alargamento das fronteiras do campo, enquanto abordagem compreensiva que busca o desvelamento dos fenômenos na mente dos indivíduos. Aponta as contribuições que a fenomenologia pode oferecer aos estudos de comportamento informacional, com destaque para o modelo de distribuição social do conhecimento, de Alfred Schutz, que favorece a compreensão de interações sociais complexas, como as ocorridas nos processos de busca e uso da informação. Apresenta a metodologia de um estudo de usuários em andamento para mostrar como a adoção da fenomenologia enquanto postura metodológica pode contribuir para tais estudos. Conclui-se que há uma aproximação entre o chamado paradigma social da Ciência da Informação e a perspectiva fenomenológica, pois ambas partilham a visão de que a realidade é uma construção intersubjetiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiane Krempser Gandra, UFMG

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil. Bolsista Capes.

Adriana Bogliolo Sirihal Duarte, UFMG

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil. Professor Adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil.

Downloads

Publicado

2012-12-31

Como Citar

Gandra, T. K., & Sirihal Duarte, A. B. (2012). Usuários da informação sob a perspectiva fenomenológica: revisão de literatura e proposta de postura metodológica de pesquisa. Informação &Amp; Sociedade, 22(3). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/10861

Edição

Seção

Artigos de Revisão