Inovação tecnológica e preferência de consumo: uma Análise Cross-Cultural na América Latina
Palavras-chave:
Comportamento de Consumo, Tecnologias Inovadoras, Hedonismo, UtilitarismoResumo
O artigo apresenta um estudo sobre o comportamento do consumidor de tecnologias inovadoras utilizando a Netnografia como aporte metodológico. O foco central da pesquisa foi avaliar como o consumidor Latino-Americano se comporta em relação ao lançamento de novas tecnologias e de que forma variáveis como: Hedonismo, Utilitarismo, Devoção e Posicionamento social influenciam no consumo de produtos inovadores. O levantamento das informações se deu via comentários postados nas comunidades virtuais. Realizou-se uma análise Cross-Cultural comparando as características e as preferências dos usuários tecnológicos de cinco países (Argentina, Chile, Colômbia, México e Brasil), para identificar o comportamento e os valores envolvidos com a inovação e o consumo tecnológico. Os resultados indicaram que os países apresentam similaridades entre as variáveis que exercem influência sobre o comportamento do consumidor tecnológico.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-05-25
Como Citar
Gammarano, I. de J. L. P., Arruda Filho, E. J. M., & Farias Filho, M. C. (2012). Inovação tecnológica e preferência de consumo: uma Análise Cross-Cultural na América Latina. Informação &Amp; Sociedade, 22(1). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/12267
Edição
Seção
Memórias Científicas Originais
Licença
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade de INFORMAÇÃO & SOCIEDADE, sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa.