A práxis acadêmica de inovação sob a ótica das competências em informação
Palavras-chave:
Competência Informacional, Criação de Conhecimento, Equipes de InovaçãoResumo
O objetivo deste estudo é investigar como as competências em informação (CI) influenciam o trabalho de equipes acadêmicas de projetos de inovação, enquanto estas criam conhecimento. Para compor o estudo, foram selecionadas 20 equipes de projetos pertencentes ao Programa Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (PITE), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) no Brasil. Através da análise de conteúdo categorial, são analisados atributos da CI e possíveis relações com os modos de conversão de conhecimento. A escolha deste tema justifica-se pela carência de pesquisas empíricas com tratamento especial para cada modo específico de conversão do conhecimento, bem como pelo fato de que a chave para compreender os sucessos e falhas na criação de conhecimento por equipes de inovação é a identificação e avaliação de condições prévias, necessárias para que o esforço prospere. Dentre os principais resultados, destaca-se a estreita ligação entre a CI e a combinação de conhecimento pelas equipes inovadoras.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-08-04
Como Citar
Vick, T. E., & Nagano, M. S. (2015). A práxis acadêmica de inovação sob a ótica das competências em informação. Informação &Amp; Sociedade, 25(2), 150. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/139
Edição
Seção
Relatos de Pesquisa
Licença
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade de INFORMAÇÃO & SOCIEDADE, sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa.