O protagonismo da informação-documentação na cooperação ao desenvolvimento: os recursos educativos abertos nos processos de e-learning
Palavras-chave:
Cooperação ao desenvolvimento. e-learning, Recursos Educativos Abertos. Biblioteconomia e Documentação. Universidade - Ensino a distancia. Universidade Eduardo Mondlane. Universidad Carlos III de Madrid.Resumo
Acima de qualquer outra atividade, as universidades ensinam. De forma que, quando cooperam ao desenvolvimento, uma das coisas que melhor sabem fazer é ensinar e trocar suas experiências docentes. A modalidade do e-learning, a cada vez mais comum por sua flexibilidade e adaptabilidade, oferece oportunidades para intercambiar conhecimentos e vantagens para organizar projetos de cooperação com países em via de desenvolvimento. Na aplicação desta modalidade do ensino desenvolveram-se três projetos de cooperação entre a Universidade Eduardo Mondlane de Moçambique e as universidades espanholas de Educação a Distância e Carlos III de Madrid, cujos resultados se expõem aqui. A Biblioteconomia e Documentação caminha muito unida ao e-learning, ao encarregar-se da alfabetização tecnológica no uso das plataformas e dos mecanismos de transferência de conhecimento. Mas, sobretudo, pela importância determinante que têm os Recursos Educativos Abertos, cujo uso e produção é necessário potenciar, de forma que os países contraparte não fiquem limitados a serem consumidores. Pelo contrário, têm de conseguir a capacidade de voltarem-se criadores de recursos compartilhados.Downloads
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Publicado
2013-03-21
Como Citar
Bolaños Mejías, C., Bueno de la Fuente, G., & Melo Alves, F. (2013). O protagonismo da informação-documentação na cooperação ao desenvolvimento: os recursos educativos abertos nos processos de e-learning. Informação &Amp; Sociedade, 23(1). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/15120
Edição
Seção
Relatos de Pesquisa
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