Cartadas do jogo informacional : a perspectiva dual da informação como matriz do mundo sistêmico e do mundo vivido
Palavras-chave:
Informação, Jürgen Habermas, Mundo sistêmico, Mundo vivido, ArquivologiaResumo
Nesta fase da modernidade, a informação é determinante para a inovação da ciência e da tecnologia na chamada sociedade do conhecimento. A globalização tem agregado à informação uma diversidade de fatores, que facilitam a geração, a disseminação e o uso de conteúdos. No entanto, com as crises das metanarrativas, as ciências empíricas, como a Arquivologia, têm sido conduzidas a repensar seus fundamentos, desvelando as contradições com que a informação se configura diante dos domínios do mundo sistêmico sobre o mundo vivido. Este trabalho busca entender a perspectiva dual da informação, no contexto da teoria da sociedade habermasiana, dimensionada pelo mundo sistêmico e pelo mundo vivido. Trata-se de uma pesquisa teórica, subsidiada pelo método hermenêutico e pela abordagem qualitativa. Situando a discussão na Arquivologia, discute a missão dos arquivos como célula do mundo vivido e, ao mesmo tempo, sua condição como mecanismo de controle/poder sistêmico. Destaca a contribuição teórica de Habermas para redimensionar o estudo da informação em arquivo, chamando a atenção para a responsabilidade social intrínseca do arquivo como esfera pública, difusor cultural e espaço de ações educativas, muito além de sua condição burocratizante, instituída pela própria mecanicidade dos interesses administrativos da racionalidade instrumental.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-04-17
Como Citar
Medeiros, J. W. de M., & Fidelis, M. B. (2013). Cartadas do jogo informacional : a perspectiva dual da informação como matriz do mundo sistêmico e do mundo vivido. Informação &Amp; Sociedade, 23(1). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/15798
Edição
Seção
Relatos de Pesquisa
Licença
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade de INFORMAÇÃO & SOCIEDADE, sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa.