SENTIDOS DE BIBLIOTECA ESCOLAR NO DISCURSO DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
Palavras-chave:
Biblioteca escolar, Discurso, Ciência da InformaçãoResumo
Aborda a biblioteca escolar através de uma perspectiva multidisciplinar que envolve as áreas de Ciência da Informação, Análise do Discurso Francesa e Educação. Busca compreender de que maneira é construído o imaginário sobre esta instituição, no âmbito da Ciência da Informação, e refletir sobre como este simbólico é influenciado pelas condições sociais, históricas e ideológicas de produção dos discursos e pela memória discursiva. Para desenvolver tais questões, em primeiro lugar, realiza uma breve revisão de literatura a respeito da Análise do Discurso; em seguida, analisa os discursos sobre a biblioteca escolar presentes em dezenove documentos científicos (artigos e trabalhos apresentados em eventos), os diferentes sentidos delineados para esta unidade de informação, seus objetivos e formas de constituição no imaginário social. Conclui que os profissionais da informação podem e devem colaborar para a circulação de novas práticas e sentidos nas bibliotecas escolares.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2008-09-05
Como Citar
Ferrarezi, L., & Sousa Romão, L. M. (2008). SENTIDOS DE BIBLIOTECA ESCOLAR NO DISCURSO DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. Informação &Amp; Sociedade, 18(3). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/1777
Edição
Seção
Artigos de Revisão
Licença
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade de INFORMAÇÃO & SOCIEDADE, sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa.