Revistas científicas brasileiras e sua visibilidade no acesso aberto

Autores

  • Ursula Blattmann UFSC
  • Raimundo Nonato Macedo dos Santos UFPE

Palavras-chave:

Periódicos científicos. Portais de periódicos. Open Journal Systems. Comunicação científica.

Resumo

Apresenta a questão da continuidade e pontualidade das revistas científicas. Destaca a importância das revistas científicas brasileiras com acesso aberto utilizadoras do software Open Journal Systems (OJS). O presente estudo contextualiza o uso do Open Journal Systems em diversas associações, instituições de ensino e pesquisa no Brasil, isto é, com a evolução do software que possibilita hospedar no mesmo servidor diversas publicações periódicas científicas, artísticas, filosóficas e culturais no ambiente nominado de repositório de revistas, ou mais frequentemente denominado no Brasil Portal de Periódicos. Trata-se de parte de uma pesquisa de estágio pós-doutoral, documental, e, na contextualização do universo do estudo, realizou-se a coleta de dados, em maio de 2014, utilizando-se documentos disponíveis no Portal Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas – SEER – IBICT, informações dos sites do OJS, EZB, Diadorim, LATINDEX e do DOAJ. Os resultados revelam a ampliação do uso do OJS para as publicações nascidas no suporte digital e também migradas do suporte impresso para o digital sendo disponibilizadas no acesso aberto. Os portais de periódicos possibilitam reduzir os custos, resgatam a memória cultural, facilitam a manutenção e a segurança do sistema operacional e ampliam a visibilidade das revistas hospedadas, e, com o acesso aberto, a tendência é aumentar o acesso e uso da informação publicada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ursula Blattmann, UFSC

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Professora no Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Realiza pesquisa de estágio pós-doutoral na Universidade Federal de Pernambuco, Brasil.

Raimundo Nonato Macedo dos Santos, UFPE

Doutor em Information Stratégique Et Critique Veille Technol pela Université Paul Cézanne Aix Marseille III, França. Professor no Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco, Brasil. Supervisor de estágio pós-doutoral.

Downloads

Publicado

2014-12-05

Como Citar

Blattmann, U., & Santos, R. N. M. dos. (2014). Revistas científicas brasileiras e sua visibilidade no acesso aberto. Informação &Amp; Sociedade, 24(3). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/21807

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa