O grupo focal na Ciência da Informação

Autores

  • Bárbara Martins Zaganelli Instituto Brasileiro de Ciência e Tecnologia (IBICT)/ Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Moises Andre Nisenbaum
  • Karla dos Santos Guterres Alves
  • Sarah Barreto Marques
  • Gilda Olinto

Palavras-chave:

Ciência da Informação, Metodologia Científica, Grupo Focal

Resumo

Este artigo traça os contornos do grupo focal enquanto técnica de coleta na Ciência da Informação, no cenário internacional e nacional. Para isso, realizaram-se pesquisas bibliográficas, sendo que os principais aportes teóricos foram Beck e Manuel (2008) e Chiara (2005), e levantamentos de dados na base Scopus. Apesar do grupo focal ser uma técnica relativamente recente na área, seu uso ganha cada vez mais espaço em pesquisas que precisam captar a sinergia entre discussões de grupos sobre um tema ou assunto. Nos últimos 50 anos, o Scopus registou mais de 40 mil publicações com o uso parcial ou total do grupo focal. Só no Brasil, foram mais de 500 publicações. Além disso, este trabalho aponta que o Brasil está em sétima posição no ranking dos países que mais publicaram artigos com o “focus group” em Ciência da Informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bárbara Martins Zaganelli, Instituto Brasileiro de Ciência e Tecnologia (IBICT)/ Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutoranda em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Políticas Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro- UENF (2013), com bolsa pela CAPES. Na UENF foi bolsista de extensão pelo Programa Universidade Aberta pelo Jornal Universitário UENF on line- JUOL, do Laboratório de Estudos do Espaço Antrópico do Centro de Ciências do Homem da UENF, no qual desenvolveu pesquisas no projeto. É especialista em Estudos de Imagem e Mídia pela UCAM (2005) e Economia para Jornalistas e Comunicadores Institucionais pela UFES (2007). Tem licenciatura em História e Português pela UNIVEN (2013). É bacharel em Comunicação Social/Jornalismo pela FAESA (2002). Atualmente, é professora de Metodologia Científica na UCAM. Na área de ensino atua em Comunicação Social/Políticas Sociais com enfoque em telejornalismo, comunicação científica, cidadania e inclusão social. Tem mais de 10 anos de experiência como jornalista atuando no mercado de trabalho, sendo que a maior parte trabalhou como repórter, apresentadora e editora de telejornais regionais e programas de entretenimentos, quase todos em afiliadas da Rede Globo no Rio de Janeiro e no Espírito Santo. Ganhou prêmios na área de jornalismo por reportagens veiculadas em jornal impresso.

Downloads

Publicado

2015-12-28

Como Citar

Zaganelli, B. M., Nisenbaum, M. A., Alves, K. dos S. G., Marques, S. B., & Olinto, G. (2015). O grupo focal na Ciência da Informação. Informação &Amp; Sociedade, 25(3), 37–47. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/22121

Edição

Seção

Artigos de Revisão