O pensamento de Waldisa Rússio sobre a Museologia

Autores

  • Carla Renata Gomes Centro Universitário - Unilasalle Canoas

Palavras-chave:

Museologia, Waldisa Rússio, Fato museal, Teoria museológica

Resumo

O objetivo deste artigo consiste em identificar, nos textos reunidos sobre as formulações teóricas de Waldisa Rússio Guarnieri, as definições sobre o objeto e a metodologia que caracterizam o pensamento desta autora sobre a Museologia e, principalmente, refletir sobre a concepção do “fato museal”, desde as influências para sua elaboração em relação a sua formação na área do Direito até o diálogo com outros pensadores. E, a partir deste ponto, discutir os principais pressupostos teóricos que têm contribuído para a constituição de um arcabouço conceitual do campo museológico brasileiro e problematizar as fragilidades encontradas a fim de intensificar as discussões em torno de ideias que devem embasar as práticas museológicas e contribuir para o adensamento teórico do campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Renata Gomes, Centro Universitário - Unilasalle Canoas

Doutora em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil. Docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais do Centro Universitário La Salle, Brasil.

Downloads

Publicado

2015-12-28

Como Citar

Gomes, C. R. (2015). O pensamento de Waldisa Rússio sobre a Museologia. Informação &Amp; Sociedade, 25(3), 21–35. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/23934

Edição

Seção

Artigos de Revisão