BIBLIOTECA PÚBLICA E A EXCELÊNCIA NOS PRODUTOS E SERVIÇOS: a técnica do benchmarking

Autores

  • Rogério Henrique de Araújo Junior
  • Emir José Suaiden

Resumo

Trata da aplicação da técnica do benchmarking para a melhoria contínua de produtos e serviços ofertados pela biblioteca pública. Definida como um processo de comparação sistemática de produtos e serviços com os oferecidos pela concorrência ou por empresas consideradas excelentes em algo determinado, o benchmarking pode auxiliar as bibliotecas públicas, a partir da metodologia proposta que é dividida em seis etapas: 1ª- comparação; 2ª- avaliação; 3ª- identificação de oportunidades; 4ª- seleção das melhores oportunidades; 5ª- incorporação das melhores oportunidades e 6ª- promoção de mudanças na organização, na busca da excelência no atendimento das demandas dos usuários/comunidade. Conclui que mais do que gerar resistências por conta da cultura organizacional, o emprego de modernas técnicas do gerenciamento da qualidade, como o é o caso do benchmarking, podem ser determinantes para a melhoria contínua de produtos e serviços em organizações que tem no atendimentode demandas, um dos seus principais fatores críticos de sucesso.

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Publicado

2001-01-01

Como Citar

Junior, R. H. de A., & Suaiden, E. J. (2001). BIBLIOTECA PÚBLICA E A EXCELÊNCIA NOS PRODUTOS E SERVIÇOS: a técnica do benchmarking. Informação &Amp; Sociedade, 11(1). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/307

Edição

Seção

Artigos de Revisão