Estruturação de elementos formais para implantação de Gestão da Inovação em Bibliotecas

Autores

  • Murilo Mauro Silveira Bibliotecário do Instituto Federal de Santa Catarina, IFSC, Brasil. Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.
  • William Barbosa Vianna UFSC
  • Ana Clara Cândido Professora do Departamento de Ciência da Informação - UFSC.
  • Sérgio Murilo Petri Professor adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina e professor do Programa de Mestrado em Contabilidade (PPGC/UFSC).

Palavras-chave:

Inovação em bibliotecas. Gestão da Inovação. Gestão da Informação. Metodologia Multicritério em Apoio à Decisão- Construtivista (MCDA-C).

Resumo

O objetivo deste estudo é identificar os elementos formais para um modelo multicritério de implantação da gestão da inovação em bibliotecas. Justifica-se pela necessidade de desenvolvimento do tema na Ciência da Informação a partir de elementos relevantes da literatura de maneira geral, aplicados de maneira particular às bibliotecas como unidades de informação com singularidades organizacionais na perspectiva dos bibliotecários. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, construtivista e exploratório com o uso de procedimentos metodológicos da fase de estruturação da Metodologia Multicritério em Apoio à Decisão- Construtivista (MCDA-C).  Os resultados apontaram para identificação de oito elementos formais e gerais para o desenvolvimento de modelos de implantação da gestão da inovação em bibliotecas e quarenta e dois indicadores para medir o referido processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Murilo Mauro Silveira, Bibliotecário do Instituto Federal de Santa Catarina, IFSC, Brasil. Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015-2016). Especialista em Engenharia da Qualidade pela Universidade Educacional de Santa Catarina. Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009). Possui experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Gestão da Qualidade e Gestão da Inovação em Unidades de Informação.

William Barbosa Vianna, UFSC

Professor do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de  Santa Catarina. Área de Gestão da Informação

Ana Clara Cândido, Professora do Departamento de Ciência da Informação - UFSC.

Doutora em Avaliação de Tecnologia pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT-UNL). Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Regional de Blumenau (2007) e Mestrado em Economia e Gestão da Inovação pela Universidade do Porto - Portugal (2010). Atuou com consultoria em processos de inovação, gestão da inovação. Pesquisadora Associada ao Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa (CICS.NOVA) e no INESC P&D Brasil na área de Gestão da Inovação. Membro do Grupo de Estudos em Avaliação de Tecnologia (GrEAT). Tem-se dedicado à análise da adoção de Inovação Aberta, Avaliação de Tecnologia, Inovação Disruptiva e Inovação Tecnológica. Atualmente é Professora Adjunta no Departamento de Ciência da Informação (CIN) da Universidade Federal de Santa Catarina.

Sérgio Murilo Petri, Professor adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina e professor do Programa de Mestrado em Contabilidade (PPGC/UFSC).

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Itajaí (1997), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina e professor do Programa de Mestrado em Contabilidade (PPGC/UFSC). Também atua como professor de Cursos de Especialização e de MBA, por várias instituições no Brasil. Referee da Revista Contemporânea de Contabilidade (Florianópolis) (1807-1821). Tem experiência na área de Ciências Contábeis e Administração, com ênfase em Avaliação de desempenho Organizacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Contabilidade, Contabilidade Gerencial. Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão - MCDA-C, Balanced Scorecard - BSC, Avaliação de desempenho, Planejamento Estratégico e Planejamento tributário. Participante do Grupo de Pesquisa Gestão Pública e Avaliação de Desempenho.

Downloads

Publicado

2017-12-24

Como Citar

Silveira, M. M., Vianna, W. B., Cândido, A. C., & Petri, S. M. (2017). Estruturação de elementos formais para implantação de Gestão da Inovação em Bibliotecas. Informação &Amp; Sociedade: Estudos, 27(3). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/31106

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa