Visualização de Ontologias: estudos e perspectivas

Autores

  • Cristiane Mendes Netto Universidade Vale do Rio Doce
  • Gercina Ângela Lima Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Ontologias, Visualização, Visualização de Informação, Revisão Sistemática

Resumo

Apresenta os resultados de uma revisão sistemática de literatura que teve como objetivo analisar os estudos e as perspectivas de trabalhos futuros sobre visualização de ontologias. A metodologia foi desenvolvida com aplicação de etapas do processo Proknow-C (Knowledge Development Process – Constructivist) para seleção de um portfólio bibliográfico de 35 referências científicas, publicadas de 2007 a 2017. Entre os resultados da análise, foram identificadas quatro abordagens principais de estudo do tema: apresentação de ferramentas e protótipos; comparação de ferramentas; estudos com usuários e revisão de literatura, sendo que 57% dos trabalhos selecionados eram destinados à apresentação de ferramentas/protótipos. Quanto a perspectivas de trabalhos futuros em visualização de ontologias, destacaram-se quatro temáticas: visualização de ontologias complexas, onde há centenas de elementos; ferramentas para usuários leigos em ontologias; estudos de usabilidade e de requisitos de usuários e avaliação de contribuição cognitiva para usuários. A contribuição deste trabalho se alicerça no delineamento deixado às futuras pesquisas e na legitimação do processo de revisão sistemática como um gerador de conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Mendes Netto, Universidade Vale do Rio Doce

Professora na Universidade Vale do Rio Doce. Possui graduação e mestrado em Computação. É doutoranda em Ciência da Informação na Universidade Federal de Minas Gerais.

Gercina Ângela Lima, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora associada da Escola de Ciência da Informação da UFMG. Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1985), mestrado em Science in Library Service - Clark Atlanta University (1993), doutorado em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004), Pós-doutorado em Estudos sobre metodologias para o processo de indexação de documentos textuais, pelo Departamento de Biblioteconomia y Documentación, Faculdad de Humanidades, Comunicación y Documentación, Universidad Carlos III, Madrid, Espanha (2013-2014), e o Pós-doutorado pela Escola de Artes e Comunicação da USP (2014). 

Downloads

Publicado

2017-12-24

Como Citar

Netto, C. M., & Lima, G. Ângela. (2017). Visualização de Ontologias: estudos e perspectivas. Informação &Amp; Sociedade: Estudos, 27(3). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/33105

Edição

Seção

Artigos de Revisão