Itinerários filosóficos da Ciência da Informação no Brasil: o pioneirismo do IBICT e a propagação das ideias

Autores

  • Lena Vania Ribeiro Pinheiro IBICT

Palavras-chave:

Ciência da informação. Pesquisas teóricas na Ciência da Informação. Filosofia da Ciência da Informação. Programas de Pós-Graduação em Ciência da informação. Rafael Capurro.

Resumo

Análise, sob a abordagem da epistemologia histórica, do surgimento, desenvolvimento e estágio atual de pesquisas fundamentadas ou com foco em Filosofia, na Ciência da Informação e seu objeto, relacionando-as a pesquisadores, fatos, eventos e influências nacionais e do exterior. O mestrado em Ciência da Informação do IBICT, introdutor dos estudos filosóficos, é traçado na sua trajetória acadêmica, bem como os demais Programas, nas suas áreas de concentração e linhas de pesquisa, para verificação da presença de estudos filosóficos.  A análise incluiu, ainda, as instituições e eventos que propiciaram o desenvolvimento de pesquisas na área, como a ANCIB e os ENANCIB. A pesquisa é finalizada por uma análise da influência do pensamento   de Rafael Capurro na produção científica deste campo do conhecimento, evidenciada por análise de citação nos ENANCIB. Os resultados demonstram a expansão de estudos teóricos, o seu aprofundamento e, consequentemente, maior densidade teórica no estatuto científico da Ciência da Informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lena Vania Ribeiro Pinheiro, IBICT

Doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do convênio Intituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia e Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil. Bolsista de Produtividade do CNPq.

Downloads

Publicado

2017-12-24

Como Citar

Pinheiro, L. V. R. (2017). Itinerários filosóficos da Ciência da Informação no Brasil: o pioneirismo do IBICT e a propagação das ideias. Informação &Amp; Sociedade, 27(3). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/37181

Edição

Seção

Memórias Científicas Originais