Cidade Informacional e Identidade: o porto alegrense narrado no Foursquare
Palavras-chave:
Identidade, Cidade Informacional, Foursquare, Porto alegrenseResumo
Reflete sobre a identidade do cidadão porto alegrense a partir das informações publicadas em ambientes virtuais. Articula teoricamente os conceitos de identidade, cidade informacional e mídias locativas, para pensar a cidade formada pelas Tecnologias de Informação e Comunicação. Aborda a identidade como fruto de um processo de identificação que ocorre nos grupos sociais, sendo a cidade um espaço de construção identitária. Defende que as informações produzidas e divulgadas sobre o cidadão evidenciam suas marcas identitárias. A metodologia está calcada na análise das informações publicadas pelos usuários na página de Porto Alegre do Foursquare, aplicativo de celular onde constam informações sobre as cidades. A partir de uma abordagem qualitativa, o estudo utiliza o método da narratologia, que permite identificar e caracterizar as personagens em narrativas. Conclui que o porto alegrense possui uma representação identitária múltipla no aplicativo e suas características influenciam na concepção que os sujeitos possuem sobre a própria cidade.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2018-04-02
Como Citar
Massoni, L. F. H., & Morigi, V. J. (2018). Cidade Informacional e Identidade: o porto alegrense narrado no Foursquare. Informação &Amp; Sociedade, 28(1). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/38036
Edição
Seção
Relatos de Pesquisa
Licença
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade de INFORMAÇÃO & SOCIEDADE, sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa.