Acesso à informação arquivística: uma aproximação teórica da vertente pós-custodial com o tesauro funcional

Autores

  • Maíra Fernandes Alencar Universidade Estadual de Londrina
  • Brígida Maria Nogueira Cervantes Universidade Estadual de Londrina

Palavras-chave:

Arquivística-Pós-Custodial.Tesauro Funcional. Vocabulário Controlado Arquivístico.

Resumo

As instituições arquivísticas justificam sua razão de existir por meio de uma essência: fornecer acesso às informações em documentos físicos ou eletrônicos de um determinado organismo institucional ou pessoal. As teorias e práticas em torno dessa questão do acesso tem construído a trajetória da arquivística dos tempos antigos até os atuais. Considerando esse panorama de sua essência, esse artigo busca sistematizar uma aproximação teórica da Arquivística Pós-Custodial (vertente teórica da área que preconiza a questão do acesso) com o instrumento de recuperação da informação arquivística: Tesauro Funcional (vocabulário da linguagem orgânico-funcional). O universo de pesquisa é constituído pela literatura científica no periódo de 2000-2016 com os termos tesauro funcional, arquivistíca pós-custodial, linguagem orgânico-funcional e vocabulário controlado arquivístico nas seções título, resumo e palavras-chave dos trabalhos, nos idiomas português, espanhol e inglês, com temática da arquivística pós-custodial e tesauro funcional. Para a análise dos dados utiliza-se o método de análise de conteúdo de Bardin, agrupando nas categorias PMEST de Ranganathan. Verificou-se que a temática do tesauro funcional não encontrou na literatura trabalhos científicos dentro do parâmetro metodológico estabelecido, enquanto que na temática da Arquivística pós-custodial recuperou-se 12 trabalhos. Pode-se constatar que esta última possui enquanto energia que a move os instrumentos terminológicos no prisma do acesso, dessa forma, há uma aproximação da vertente pós-custodial com o tesauro funcional. Constatou-se que há necessidade de estudos que aprofundem o campo da linguagem na ótica do acesso à informação Arquivística.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maíra Fernandes Alencar, Universidade Estadual de Londrina

Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) – Londrina, PR - Brasil. Bacharel em Arquivologia pela  Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) – Marília, SP - Brasil.

Brígida Maria Nogueira Cervantes, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) – Marília, SP - Brasil. Professora da Universidade Estadual de Londrina (UEL) – Londrina, PR - Brasil.

Downloads

Publicado

2019-07-02

Como Citar

Alencar, M. F., & Cervantes, B. M. N. (2019). Acesso à informação arquivística: uma aproximação teórica da vertente pós-custodial com o tesauro funcional. Informação &Amp; Sociedade, 29(2). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/38287

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa